O senador Eduardo Girão (Podemos-CE) protocolou, nesta quarta-feira (26), um requerimento para convocar o ex-secretário da Casa Civil do governo da Bahia, Bruno Dauster, para prestar esclarecimentos sobre a compra frustrada de 300 respiradores feita em nome do Consórcio Nordeste em maio do ano passado. O fato gerou um prejuízo de aproximadamente R$50 milhões.
“Diante do calote, a Polícia Civil da Bahia deflagrou a Operação Ragnarok, cujo o objetivo foi o de investigar os fortes indícios de fraudes na aquisição desses respiradores. A operação acarretou na prisão dos empresários envolvidos e na exoneração do Secretário da Casa Civil do Estado da Bahia Bruno Dauster, que foi o intermediário na aquisição fraudulenta. Esse mesmo Bruno Dauster admitiu que diversos procedimentos obrigatórios na composição de contratos públicos, não foram cumpridos na condução dos contratos dos respiradores, entre eles a falta de seguro de transporte e de entregada mercadoria”, justifica o senador.
“A oitiva do ex-Secretário da Casa Civil do governo do Estado da Bahia, se faz essencial para que tenhamos as informações necessárias sobre o como se deu o processo de aquisição de respiradores no âmbito do Consórcio Nordeste, abrindo caminho para o posterior aprofundamento das investigações”, completou Girão.
Foto: Elói Corrêa/GOVBA