CULTURA: Casa Olodum abre as portas para encontro nacional de capoeira

Evento destaca trajetória feminina com formaturas, oficinas e premiações

No mês de comemoração dos 40 anos da Escola Olodum, o grupo abre as portas da sua sede para um encontro nacional feminino de capoeira.

O evento em questão se chama “Ginga Feminina 2023”, organizado pela Associação Cultural Bahia Ginga. Fomentando a trajetória feminina na capoeira e a força da transformação da arte nas comunidades periféricas, o grupo de capoeira começa as comemorações dos seus 14 anos de fundação em sua sede no São Caetano e leva o som do berimbau para a mistura com tambores no Pelourinho.

Com o tema “De norte à sul, de leste a oeste: a capoeira nos uniu”, a celebração, que ocorre de 27 a 29 de outubro, irá homenagear mestras de capoeira de todo o Brasil, além de consagrar mais uma mulher ao título máximo desta arte.

“Ginga Feminina não é só um evento ou projeto. É um grito que ecoou para o mundo, onde as mulheres são as protagonistas dentro do mundo da capoeira e da estruturação social de várias jovens em formação e mulheres, em busca de se identificar com as lutas e saberem que não estão sozinhas, porque de norte à sul, de oeste a leste, a capoeira em sua forma de comunicação, nos uniu.”, compartilha Mestra Geisa Torres, organizadora geral.

Confira a programação:

• 27/10: Abertura oficial com premiações. | Início às 19h.

Local: Colégio Estadual Prof. José Barreto de Araújo Bastos, bairro São Caetano.

• 28/10: Formaturas e Workshops | Início às 09h 

Local: Casa do Olodum, Pelourinho.

 29/10: 14 anos Bahia Ginga | Início às 09h 

Local: Farol da Barra.

Para mais informações:

(71) 98653-8988 Mestra Geisa Torres 

O quê? Evento Ginga Feminina 2023;

Quando? De 27 a 29 de outubro;

Onde? Salvador – Bahia.