Por Paula Magalhães*
O Padrão Racial do Mangalarga Marchador define que a cabeça de um exemplar da raça dever ter, entre outras características, forma triangular bem delineada, média e harmoniosa, fronte larga e plana, bem como perfil retilíneo na fronte e de retilíneo a subcôncavo no chanfro. Mas ao olhar para a cabeça de Marchador você já se perguntou a quantidade de ossos que a compõe?
Se sim, então saiba agora que a cabeça de um cavalo, região zootécnica compreendida entre a nuca e o focinho, é composta por dezesseis ossos planos e irregulares, unidos entre si por articulações fibrosas.
Todos denominados conforme a localização. Os neurocrânios são ossos que revestem o cérebro do indivíduo, formam espécie de caixa protetora da massa encefálica. São eles:
Frontal
Occipital
Temporal
Esfenóide
Etmóide
Pariental
Interparietal
Já a face é composta pelos ossos do chamado viscerocrânio:
Nasal
Mandíbula
Maxilar
Palatino
Vômer
Lacrimal
Incisivo
Ptérigóides
Zigomático
Alguns ossos aparecem um em cada lado da cabeça, à direita e esquerda. Por essa razão, são chamados ossos pares. Já outros estão em apenas um dos lados, são os ossos ímpares.
Ao todo, o esqueleto de um cavalo possui 210 ossos, juntos eles são estruturados para dar ao indivíduo, além de sustentabilidade aos músculos e órgãos internos, mobilidade.
Fonte: Site oficial da ABCCMM/Paula Magalhães*