Curta-metragem gravado na Ilha do Massangano estreia no Dia da Consciência Negra, com exibições gratuitas em Petrolina

O Coletivo Ônibus e a Abajur Soluções lançam nesta quarta-feira, 20 de Novembro, o curta-metragem “Pé de Chinelo”, um filme de cerca de 19 minutos com cenas gravadas em Petrolina. Para contemplar o público petrolinense, serão realizadas exibições gratuitas em quatro pontos diferentes da cidade, com estreia no Dia da Consciência Negra, na Ilha do Massangano, cenário escolhido para as filmagens. A sessão terá início às 19h.

O curta conta a história de um menino que quer estudar e não consegue por não ter um par de tênis. Esse enredo tão comum em nosso país, pela imensa desigualdade social, se desenvolve com muita delicadeza, de maneira a surpreender e encantar a quem o assistir. O elenco principal é formado por moradores da Ilha e o roteiro é uma adaptação do conto “Burrego”, que faz parte do livro “Tábua de Marés”, de Cátia Cardoso, diretora de “Pé de Chinelo”.

A ideia de fazer a adaptação e realizar o curta surgiu a partir do desejo de proporcionar à comunidade do Massangano um trabalho artístico, feito com mão de obra local, através do qual eles se vissem retratados e orgulhosos de pertencerem àquele lugar. Além disso, o filme busca criar uma representatividade social através do menino que dá voz a todas as crianças carentes e sonhadoras do mundo, inclusive aquelas que já estão de cabelos brancos.

Este projeto é uma coprodução do Coletivo Ônibus e da Abajur Soluções, e teve o incentivo da Lei Paulo Gustavo – LPG no estado de Pernambuco.


Programação:

20/11: 19h – Ilha do Massangano

26/11: 19h – Cineteatro CEU das Águas (bairro Rio Corrente)

28/11: 19h – Fundação Nilo Coelho (Centro de Petrolina)

09/12: 19h – Janela 353 (Centro de Petrolina)