A produção de sêmen bovino no Brasil merece destaque, as tecnologias de reprodução deram um salto de produção nos últimos anos. A Inseminação Artificial (IA), aliada a IATF, é uma tecnologia consolidada no país, que apresenta números positivos estarrecedores. Só em 2022 foram mais de 26 milhões de doses de sêmen comercializadas no Brasil, segundo dados do Índex Asbia. Nos últimos quatro anos, a inseminação artificial cresceu 67% no país, com salto de cerca de 9,3 milhões de doses comercializadas por ano. Com isso, o percentual de fêmeas inseminadas saiu de 10% em 2017 para 21%. “Essa revolução silenciosa impulsiona a cadeia da carne bovina e do leite no país”, explica Nelson Ziehlsdorf, presidente da ASBIA.
Com o mercado em franca expansão as empresas prestadoras de serviço e centrais de inseminação precisam trabalhar contra o tempo para entregar ao pecuarista quantidade e qualidade. Na última segunda-feira (10) o touro Cia Positivo (Nelore CEIP) da bateria da Accelerated Genetics do Brasil bateu o recorde de coleta em um único dia, foram 1.445 doses, em dois saltos. A comunicação foi feita pela Seleon Biotecnologia, de Itatinga (SP), onde o animal está hospedado.
O touro CIA Positivo (Nelore CEIP), de cinco anos e meio é filho de Assis AJ em vaca Paint Nitro, é líder do Sumário da CIA de melhoramento para índice de desmama, 4º lugar para Índice Geral e também faz parte do grupo seleto de touros top para fertilidade na IATF.
O reprodutor faz parte do programa de melhoramento genético CIA de Melhoramento, pioneira na implementação, de maneira sistemática, do uso dos recursos genômicos em sua rotina de avaliações genéticas, através do projeto 100% Genômica, onde a totalidade dos reprodutores CEIP produzidos na CIA são genotipados e seus valores genéticos são expressos em DEP’s Genômicas, com incremento da acurácia. Segundo as diretrizes do programa o valor de um reprodutor é definido pelo seu valor genético, para nós o que tem valor é o conteúdo, ou seja, aquilo que vai ser passado às futuras gerações (DEPs).
Nelore CEIP
A participação do Nelore CEIP no mercado de inseminação artificial é uma informação importante sobre o crescimento do CEIP na pecuária nacional, dados mostram que em 2021 foram comercializadas 2,4 milhões de doses, contudo o mais importante é o crescimento linear ao longo dos anos, em virtude de uma característica essencial: o CEIP entrega resultados concretos ao produtor. Segundo William Xavier, gerente comercial da Accelerated Genetics, o touro é destaque da bateria da empresa, já comercializou mais de 40 mil doses de sêmen. As DEPs – Diferença Esperada na Progênie – de destaque do animal são para características de baixo peso ao nascimento e muito ganho pré e pós desmama, interessante para fazer base de rebanho. A Accelerated Genetics é uma empresa norte-americana, uma das maiores e mais antigas cooperativas de produtores dos EUA.
O animal é de propriedade do médico veterinário João Abdon, que atua na região de Eunápolis, no sul da Bahia. O veterinário especialista em reprodução, melhoramento génetico e gestão de propriedade rurais, trabalha na área de cria, recria e engorda. Bastante conhecido e reconhecido na Bahia (seu estado natal) e Brasil afora, há tempos se destaca pelo trabalho primoroso na gestão de pessoas ligadas a reprodução nas fazendas de gado de corte.
Recentemente outro touro bateu um recorde parecido. O touro Nelore, Kebec da Cacheado, produziu 910 doses de qualidade em apenas um salto, produzindo um recorde para a raça. Importante lembrar que cada ejaculada do touro pode render uma quantidade de 50 a 1000 doses, a média ficando em torno de 400 doses, mas depende da concentração desejada, além do volume e qualidade espermática.
Fonte/Foto:Compre Rural/Divulgação