Declaração de Neto sobre suposto “empobrecimento” do PT e Major Denice é alvo de criticas: “preconceito racial”, disse governador

Em entrevista concedida à imprensa, na tarde nesta segunda-feira (3), o prefeito ACM Neto (DEM), ao ser questionado sobre a possível pré-candidatura da Major Denice pelo PT ,  falou sobre um suposto “empobrecimento dos quadros políticos” dos partidos de oposição ao seu grupo.

“Engraçado que inicialmente falaram no presidente do Bahia, Guilherme Bellintani, falaram em Geraldo Júnior, depois Leo Prates, e agora vão buscar outros nomes. No mínimo, podemos concluir: Há um empobrecimento dos quadros políticos dos nossos adversários”, disse.

A declaração acabou virando alvo de críticas, principalmente de nomes ligados ao PT. Na manhã desta terça-feira (4), o governador Rui Costa (PT) respondeu à provocação do adversário acusando-o de “preconceito racial”. “Normalmente, em períodos eleitorais, eu não comento sobre declaração de candidatos adversários políticos. Agora, fico impressionado como, em pleno século 21, a gente ainda vê a resistência e a manutenção de conceitos e preconceitos contra as pessoas. Se sai alguém de origem humilde, que mora no Cabula, pra ser candidata à prefeitura, alguém diz que é empobrecimento. Uma mulher negra, de origem humilde, que se formou em psicologia, que se dedicou a proteção das mulheres, é tratada com preconceito pela profissão, cor de pele e origem social. Entrei na vida pública pra lutar contra as injustiças e todas as formas de preconceito”, ressaltou o governador.

O atual secretário de Desenvolvimento Urbano, Nelson Pelegrino, também saiu em defesa da oficial da PM e afirmou que o pré-candidato e vice-prefeito Bruno Reis (DEM), escolhido por Neto para sua sucessão, vem enfrentando “dificuldades nas pesquisas”.

“O prefeito ACM Neto devia dar opinião na tropa dele. O que eu ouço é dos dele é que ele impôs um candidato (Bruno Reis) que tem muita dificuldade nas pesquisas. Então ele cuida do dele e nós cuidamos do nosso. Ela (Denice) reúne todas as condições de ser a nossa candidata, vamos trabalhar pra ela ser a candidata principal do PT e quem sabe até de um seguimento mais amplo”, salientou.

A vereadora Marta Rodrigues (PT), também se posicionou contra a declaração de Neto: ““Uma avaliação muito infeliz do prefeito, que reforça o discurso do patriarcado. Ele precisa pesquisar e se aprofundar antes de dar declarações como essa. Não fiquei nada contente com a declaração”, afirmou.

Foto: Antonio Queiros