Defensoria Pública da Bahia, Defensoria da União e Ministério Público Federal recomendam veto à construção do novo CT do Bahia na Via Metropolitana

A Defensoria Pública da Bahia, em conjunto com a Defensoria da União e o Ministério Público Federal (MPF), emitiram um comunicado nesta quinta-feira (22), recomendando o veto à construção do novo Centro de Treinamento (CT) do Bahia, localizado na Via Metropolitana. A recomendação visa proteger os direitos da comunidade quilombola do Quingoma, em Lauro de Freitas, conforme divulgado em primeira mão pelo Bahia Notícias.

O comunicado ressalta que as entidades estão agindo para evitar a construção de empreendimentos que possam impactar negativamente o território da comunidade quilombola, incluindo o Novo Centro de Treinamento do Esporte Clube Bahia e o Joanes Parque – Bairro Planejado.

A recomendação foi enviada tanto ao governo do estado quanto à Prefeitura de Lauro de Freitas, solicitando que não sejam autorizados projetos ou obras que possam afetar o território tradicional da Comunidade Quilombola de Quingoma. As instituições destacam a necessidade de medidas protetivas para o território.

Além disso, um comunicado foi direcionado ao Bahia SAF, recomendando que o clube evite escolher áreas que façam parte do território tradicional para a construção do CT. Foi estabelecido um prazo de 15 dias para que sejam fornecidas informações sobre as providências adotadas. O documento foi assinado pelo Grupo de Trabalho de Igualdade Étnica, o Núcleo de Equidade Racial e a coordenação de Direitos Humanos da DPE/BA.