Denice faz plenária com negritude petista

Militantes de movimentos sociais a exemplo do CEN- Coletivo nacional de entidades negras, CONEM- Coordenação Nacional de Entidades Negras, MNU- Movimento Negro Unificado e petistas da campanha “Eu quero é ela”, estarão com a pré-candidata do PT para a prefeitura de Salvador, Denice Santiago, neste sábado às 14h, na plenária “Salvador com a nossa cara”, convocada pelas Secretarias estadual e municipal de combate ao racismo do PT e pelo Diretório Municipal do partido.

O evento que tem como tema “os impactos da pandemia na comunidade negra”, fará um debate de ideias para superar a crise sanitária.

“o Brasil tem cinco séculos de história, em três dos quais a população negra foi escravizada. Uma das heranças mais danosas dessa ferida histórica é a desigualdade social no país, que coloca mais pessoas negras que brancas em situação de pobreza e de vulnerabilidade. Na crise sanitária gerada pela pandemia de coronavírus, essa desigualdade se revela como fator decisivo para a exposição, o contágio e a morte pela doença provocada pela Covid-19.” , pontuou o presidente municipal do PT, Ademário Costa

“A medida que a doença avança para as periferias observamos o aumento estrondoso do número de casos na comunidade negra, nas semanas de 11 a 26 de abril o números de mortos pela COVID-19 entre a população branca triplicou enquanto quintuplicou na comunidade negra, isso escancara uma herança maldita de séculos de desigualdades sociais e da regressão em todos os indicadores de desenvolvimento humano nos últimos quatro anos. Nossa candidata é uma mulher negra, militante dos direitos humanos e oriunda da periferia da cidade. A sua pré-candidatura é um acontecimento inédito na história do PT de Salvador, a última vez que o PT conseguiu um feito dessa magnitude foi com Benedita da Silva em 1992 para a prefeitura do Rio de Janeiro. Em um momento como esse, uma candidatura como essa nos faz pensar fora das caixinhas tradicionais da política e alcançar um novo olhar com novas idéias para superar a crise.”, acrescentou Ademário.

Idéias para superar a crise.

O PT de Salvador pretende anunciar nos próximos dias um ciclo de debates sobre idéias para superar a crise. A experiência do consórcio do nordeste, uma nova geração de políticas públicas e o papel do estado diante da pandemia, estão entre os temas que o partido afirma que debaterá publicamente com especialistas de todo o Brasil.