Desembargador Nilson Soares Castelo Branco é agraciado com a Medalha Thomé de Souza

O autor da honraria é o presidente da Câmara de Salvador, Carlos Muniz

Em sessão solene realizada terça-feira (7), no Plenário Cosme de Farias, na Câmara Municipal de Salvador, o presidente do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ/Ba), desembargador Nilson Soares Castelo Branco, foi agraciado com a Medalha Thomé de Souza. O autor da honraria é o presidente da Casa, vereador Carlos Muniz (PSDB).

Em seu pronunciamento, o parlamentar destacou a importância do homenageado para a Justiça baiana. “É com grande honra e satisfação que estamos reunidos aqui para conceder a Medalha Thomé de Souza a uma figura notável, o desembargador Nilson Soares Castelo Branco, presidente do Tribunal de Justiça do nosso estado. Esta homenagem é mais do que justa, pois é um reconhecimento da sua contribuição à comunidade jurídica em nosso estado e também à sociedade baiana”, disse o chefe do Legislativo de Salvador.

Ele também pontuou aspectos da trajetória do desembargador. “É importante ressaltar que ele adquiriu conhecimento teórico, na pesquisa e na prática. O homenageado serviu de maneira exemplar em várias esferas do campo jurídico”, destacou Muniz.

Já o homenageado comentou acerca do reconhecimento da Casa Legislativa Municipal à sua trajetória. “É uma grande honra. Estou muito orgulhoso em receber essa medalha tradicional, que vai enriquecer a minha biografia”, disse Nilson Soares Castelo Branco. “Agradeço ao presidente desta Casa, Carlos Muniz, por essa iniciativa”, frisou o presidente do TJ/Ba.

Ele avalia que as câmaras municipais são, dentre todos, “os parlamentos mais autênticos do Brasil”. Segundo ele, “os vereadores têm contato direto com a sociedade civil”.

                                          Trajetória

O desembargador Nilson Soares Castelo Branco é formado em Direito pela Universidade Católica do Salvador (UCSal), e especialista em Direito Público pela Universidade Salvador (Unifacs). 

É desembargador do TJ/Ba desde 2010. E foi empossado como presidente do órgão para o biênio 2022-2023.

Também foi professor da Faculdade de Direito da Universidade de Salvador (Unifacs). E foi deputado estadual, com mandato de 2011 a 2015.

A Mesa da Sessão Solene foi composta também pelo vice-governador, Geraldo Júnior (MDB); procurador-geral da República, Augusto Aras; Norma Cavalcanti, procuradora-geral do Ministério Público Estadual (MP/Ba); presidente do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM/Ba), Francisco de Souza Andrade Neto; presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/Ba), Roberto Maynard Frank; Jeferson Muricy, presidente do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-5ª Região); Marcus Vinícius Presídio, presidente do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/Ba); Daniela Borges, presidente da Ordem dos Advogados- Seção Bahia (OAB/Ba; Júlio Travessa, presidente da Associação dos Magistrados da Bahia (AMAB); e Tyancle Araújo, prefeito de Castro Alves.