Dia do Planejamento Familiar é comemorado com sessão na Câmara

Vereador Marcelo Maia debateu o tema com convidados no Plenário Cosme de Farias

Na quinta-feira (18), quando foi comemorado o Dia Municipal do Planejamento Familiar, a Câmara Municipal de Salvador realizou uma sessão especial em homenagem à data. Presidida pelo vereador Marcelo Maia (PMN), a atividade teve como objetivo chamar a atenção do poder público para a construção de políticas voltadas ao tema no município.

A data passou a integrar o calendário oficial do município em 2022, sendo celebrada anualmente no dia 18 de maio, aniversário do cientista e médico baiano Elsimar Coutinho, através de uma proposição de Marcelo Maia.

“Doutor Elsimar Coutinho deixou um legado incrível para a medicina, principalmente na área de reprodução humana e planejamento familiar, que é motivo de orgulho para todos nós. É uma homenagem mais do que merecida”, conta o vereador.

O parlamentar ressalta ainda que o planejamento é um conjunto de ações com grande importância para ajudar a mulher, o homem ou o casal a planejar ou controlar o nascimento de seus filhos, bem como o intervalo entre gestações e conciliar tudo isso de acordo com seus princípios, necessidades e possibilidades. 

“O planejamento é a base para o sucesso em qualquer área da nossa vida. Todos devem ter a oportunidade de planejar a sua família, por isso, buscamos parcerias com órgãos, instituições e empresas, promovemos campanhas, ações e outros eventos com o objetivo de divulgar, esclarecer e estimular cada vez mais a realização do planejamento familiar, orientando e conscientizando as pessoas a respeito da gravidez e da instituição familiar, gerando resultados e impactos positivos na sociedade”, explica o vereador.

Marcelo Maia complementa que o planejamento familiar se faz necessário não somente na prevenção da gravidez indesejada, como também no combate ao desenvolvimento de doenças que resultam em consequências gravíssimas.

 “As pessoas têm o direito de decidir se terão ou não filhos, e o Estado tem o dever de oferecer acesso a recursos informativos, educacionais, técnicos e científicos que assegurem a prática do planejamento familiar, um direito garantido pela Constituição Federal do país”, enfatiza Marcelo Maia.

Elsimar Coutinho

Elsimar Metzker Coutinho nasceu em Pojuca (BA), em 18 de maio de 1930. Iniciou seus estudos na cidade natal, tendo concluído o secundário no Colégio Estadual da Bahia, em Salvador. Na Universidade Federal da Bahia graduou-se em Farmácia e Bioquímica em 1951, e em Medicina, em 1956. Em seguida recebeu uma bolsa de estudo do governo brasileiro e da França, foi estudar com o professor Claude Fromageot, na Sorbonne, Universidade de Paris. Na França, interessou-se pela ação do mecanismo dos hormônios, campo a que se dedicou pelo resto de sua vida.

Na década de 1960, apresentou a tese do primeiro anticoncepcional injetável de uso prolongado. Mesmo com as polêmicas que suas pesquisas geraram, desenvolveu o produto, assim como outros importantes métodos contraceptivos injetáveis, pílulas para uso oral e vaginal e os implantes hormonais subcutâneos.

Morreu no dia 17 de agosto de 2020 em São Paulo, aos 90 anos, de complicações da Covid-19.