Especialista do Bernoulli Educação orienta como ter uma estratégia assertiva de estudo
Foto: Divulgação
Nesta sexta-feira, 24, é celebrado o Dia do Vestibulando, data que reconhece o empenho dos estudantes na busca pelo ingresso no ensino superior e a importância do movimento estudantil nesse processo. À medida que a data se aproxima, os estudantes já estão imersos nos preparativos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024, cujas provas estão agendadas para os dias 3 e 10 de novembro. O Enem, aguardado ansiosamente por candidatos de todo o país, representa o principal meio de acesso aos cursos de graduação.
Pode parecer cedo para iniciar uma rotina de estudos, mas o Exame tem um grande volume de conteúdos e o quanto antes começar a preparação, maiores são as chances de obter bons resultados. Para quem não quer perder tempo, o diretor de Unidade Pituba do Bernoulli Educação, Edmundo Castilho, destaca as principais dicas e pontos de atenção ao se preparar para o Enem.
Comece a se preparar
O Enem avalia o conhecimento do estudante adquirido durante sua formação no ensino médio, contemplando muitos conteúdos. Com isso, o essencial é começar os estudos o quanto antes para que se tenha tempo de estudar todas as matérias.
“O primeiro passo é o candidato fazer um diagnóstico da situação atual dele. Como fazer isso: resolvendo a última prova do Enem para saber quais são os pontos de atenção e o que é preciso melhorar. Em seguida, é necessário concentrar em dois pontos: nas questões que caem com mais frequência e focar nos assuntos de maior dificuldade”, avalia o diretor.
Por onde começar a se preparar?
Ao se deparar com o edital do Exame, é comum que o candidato se sinta perdido e não saiba por onde começar a estudar. Por isso, o primeiro passo é conhecer a prova, entendendo como cada conteúdo é cobrado e qual deve ser o rendimento médio para obter aprovação no curso desejado.
A partir disso, é a hora de criar uma rotina de estudos. Nessa hora a dica principal é: montar uma rotina que possa ser mantida ao longo de todo o processo. É preciso manter a regularidade ao longo da preparação: não adianta estudar 14h por dia nos primeiros meses, cansar e perder o ritmo de estudos.
Fazendo o cronograma de estudos
Um cronograma de estudo eficiente não significa estudar excessivamente e não ter tempo de entretenimento e lazer. Para a elaboração de um bom planejamento, Edmundo Castilho destaca alguns passos essenciais. “Pegar uma disciplina, uma matéria por semana. Nesse dia ele vai estudar a matéria, vai resolver questões e um dia ele tirar para fazer uma prova antiga, ou então um simulado completo, com Redação, para que ele possa avaliar o tempo de execução da prova. E não é só conhecimento. É técnica, estratégia. Muitas vezes o aluno não consegue finalizar a prova do Enem exatamente porque ele não tem estratégia, não tem técnica para resolver a prova”, pontua.
Outro passo é estabelecer objetivos de curto, médio e longo prazo, que irão manter o interesse nos estudos. É essencial, também, avaliar o tempo disponível para estudar e incluir na rotina momentos de pausa e descanso.
E a redação, quais são as principais dicas?
A nota da redação tem um peso significativo no resultado e é uma das maiores preocupações dos estudantes. “Uma redação por semana é suficiente. Agora, o mais importante é o aluno ter a avaliação feita por um corretor. Outra coisa importante é o aluno fazer a reescrita da redação. É uma estratégia que dá muito certo. Então, faz a redação, o corretor corrige, mostra os pontos e ele refaz a redação. Isso ajuda bastante no desenvolvimento”.
Em relação à tão temida pergunta: qual será o tema da redação? O importante é ter repertório. Para isso, é necessário ter uma leitura ativa para que ele esteja entendendo o que está acontecendo no Brasil e no mundo, a fim de estruturar os argumentos e para fazer uma redação consistente”.
Escolha bem os materiais que irá estudar
Muitos alunos estudam por conteúdo online, mas nem todos os conteúdos disponíveis na internet são confiáveis. Por isso, é primordial verificar a credibilidade do criador de conteúdo, checando a formação, as referências de suas publicações e a indicação da página por profissionais.
O estudante, também, pode acompanhar as instituições de ensino renomadas que disponibilizam diversos conteúdos ao longo do ano. “O Bernoulli oferta a ‘Revisão de Inverno’ e o ‘Linguagens 360’. Ambos são cursos de revisão gratuitos transmitidos pelo YouTube, que são disponibilizados para estudantes de todo o país. A ‘Revisão de Inverno’ oferece aulas de Matemática, Física, Química, Biologia, História e Geografia, já o ‘Linguagens 360’, é focado na prova de português, literatura e redação”, explica Edmundo.
Para quem está em busca de um pré-vestibular, é necessário avaliar o histórico de aprovações e comentários de ex-alunos sobre o suporte acadêmico e socioemocional da instituição. No processo de escolha, verificar o quadro de docentes e a metodologia de estudos são formas de encontrar um pré-vestibular que atenderá às reais necessidades do estudante.
Ansiedade
Uma das maiores dificuldades durante a preparação para o Enem é controlar a ansiedade. Manter a calma faz toda a diferença. “Ansiedade perto do Enem, ou no dia da prova, é inevitável. Então, qual é a dica? O aluno começar a treinar a mente para pensar em coisas boas e positivas. E não entrar em surtos coletivos, né? Quando ele vê na internet alguém falando que a prova vai ser difícil, que é muito difícil passar, ele começa a se ver nessa mesma situação e começa a ter dificuldade de se concentrar na prova. Então tem técnicas de respiração, também, que são importantes, que ajudam muito o aluno no dia do Enem”.
Sobre o Bernoulli Educação
O Bernoulli Educação acredita que, se o olho brilha, muda tudo. Afinal, o grupo tem como propósito desenvolver melhores pessoas para o mundo por meio de uma educação inspiradora e de qualidade, oferecendo ferramentas para que os alunos transformem sua história e a sociedade. Fundado em 1999, o Bernoulli Educação é um dos grupos educacionais de maior destaque no Brasil. É formado pelo Bernoulli Go; pelos Colégios e Pré-vestibulares Bernoulli, com unidades em Belo Horizonte e em Salvador; e pelo Bernoulli Sistema de Ensino, que desenvolve soluções pedagógicas utilizadas por mais de 900 escolas parceiras em todo o país — entre elas estão 9 das 50 melhores escolas do Brasil no Enem. O Bernoulli conquistou 11 vezes o primeiro lugar do Brasil no Enem e é, por seis anos consecutivos, o primeiro lugar da Bahia.