Solenidade foi restrita aos eleitos e transmitida ao vivo
Restrita aos eleitos, por questão de segurança devido à pandemia do novo coronavírus, a solenidade de diplomação dos 43 vereadores que comporão a 19ª Legislatura na Câmara Municipal de Salvador (2021 – 2024), e seus respectivos suplentes, aconteceu no final da tarde desta quinta-feira (17), na sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), de forma presencial e transmitida ao vivo pelas redes sociais do TRE e da Câmara. O presidente da Câmara, vereador Geraldo Júnior (MDB), integrou a mesa do evento, ao lado do desembargador Jatahy Júnior, presidente da Corte Eleitoral, do prefeito ACM Neto, da juíza Maria Mercês Neves, presidente da Junta Totalizadora da Capital, e dos demais integrantes do Tribunal.
O prefeito eleito Bruno Reis foi diplomado de forma virtual, por estar em isolamento devido à contaminação pela Covid-19. Ele compôs a mesa de honra virtual, formada também pelo cardeal Dom Sérgio da Rocha, Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil; pelo secretário estadual de Relações Institucionais, Jonival Lucas, representante do governador Rui Costa; pelo comandante da Base Aérea de Salvador, o coronel aviador Ivan Lucas Karpischin; pela procuradora de Justiça Norma Angélica Cavalcanti; pelo presidente da OAB-BA, Fabrício de Castro, e por desembargadores eleitorais.
Futuro da cidade
O presidente Geraldo Júnior destacou o compromisso da Câmara em manter o protagonismo para defender as demandas da cidade. “Hoje é a diplomação efetiva pelo Tribunal Regional Eleitoral dos vereadores eleitos na última eleição. A gente acredita que a Câmara Municipal de Salvador vai continuar sua missão de cuidar da vida das pessoas. O futuro da cidade, eu continuo dizendo, passa pela Câmara Municipal e é essa história que a gente vai continuar fazendo, se Deus permitir e for da vontade dos vereadores, na recondução da presidência da Casa”.
O desembargador Jatahy Júnior destacou as dificuldades enfrentadas pela Corte Eleitoral para manter as eleições municipais: “Cumprimos nossa missão constitucional. A sensação é de dever cumprido”.
Os vereadores eleitos e suplentes foram convocados por partido para a diplomação (alguns que não puderam comparecer foram diplomados de forma virtual). O presidente do TRE fez questão de entregar, pessoalmente, o diploma às três integrantes do Mandato Coletivo Pretas de Salvador, do PSOL, Laina Crisóstomo, Cleide Coutinho e Gleide Davis, pelo ineditismo da iniciativa.
Com a diplomação, os eleitos são habilitados a exercer os mandatos, mesmo que haja recurso pendente de julgamento. A solenidade foi transmitida ao vivo pela TV Câmara Salvador (canal aberto 12.3) e pela TV TRE-BA, no canal do Youtube (https://www.youtube.com/user/tvtreba). Por segurança, apenas as equipes de TV foram autorizadas a acessar o auditório. Os demais profissionais cadastrados permaneceram no saguão próximo à sala de sessões, onde o evento foi transmitido por um telão. Também não foi permitida fila para cumprimentos aos diplomados.
Foram diplomados os vereadores:
Alexandre Aleluia (DEM) – reeleito
Anderson Ninho (PDT)
André Fraga (PV)
Augusto Vasconcelos (PCdoB)
Carlos Muniz (PTB) – reeleito
Cátia Rodrigues (DEM) – reeleita
Cláudio Tinoco (DEM) – reeleito
Cris Correia (PSDB)
Daniel Alves (PSDB)
Daniel Rios (Patriota) – reeleito
Débora Santana (Avante)
Dr. José Antônio (PTB)
Duda Sanches (DEM) – reeleito
Edvaldo Brito (PSD) – reeleito
Emerson Penalva (Pode)
Fábio Souza (Solidariedade) – reeleito
George Gordinho da Favela (PSL)
Geraldo Júnior (MDB) – reeleito
Helio Ferreira (PCdoB) – reeleito
Henrique Carballal (PDT) – reeleito
Ireuda Silva (Republicanos) – reeleita
Irmão Lázaro (PL)
Isnard Araújo (PL) – reeleito
Joceval Rodrigues (Cidadania) – reeleito
Júlio Santos (Republicanos)
Kiki Bispo (DEM) – reeleito
Laina Pretas por Salvador (PSOL)
Luiz Carlos (Republicanos) – reeleito
Luiz Carlos Suíca (PT) – reeleito
Marcelle Moraes (DEM) – reeleita
Marcelo Maia (PMN)
Maria Marighella (PT)
Marta Rodrigues (PT) – reeleita
Maurício Trindade (MDB) – reeleito
Paulo Magalhães Júnior (DEM) – reeleito
Ricardo Almeida (PSC)
Roberta Caires (Patriota)
Sabá (DC) – reeleito
Sandro Bahiense (Patriota)
Sidninho (Pode) – reeleito
Silvio Humberto (PSB) – reeleito
Téo Senna (PSDB) – reeleito
Tiago Ferreira (PT)
Foto:Divulgação/CMS