Dirigente da Codesal se reune com secretário executivo de Defesa Civil de Pernambuco

O diretor-geral da Defesa Civil de Salvador (Codesal), Sosthenes Macêdo, participou de reunião, hoje (22/08) com o secretário executivo de Defesa Civil de Pernambuco, cel. Clóvis Fernandes Dias Ramalho, quando foram apresentadas as atividades da Codesal, considerada referência nacional, a exemplo das atividades educativas nas comunidades, do monitoramento climático e dos sistemas de alerta e alarme.

A proposta do encontro, segundo o secretário Ramalho, é identificar as boas práticas vividas em Salvador para intensificar as ações de prevenção em seu estado e buscar evitar novos desastres ou minimizar os seus efeitos, fortalecendo o Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil.

No decorrer do encontro, realizado por videoconferência, Sosthenes Macêdo ressaltou que a Defesa Civil de Salvador, devido às características geológicas da capital, atua na prevenção de ocorrências originárias do deslizamento de terra em taludes densamente povoados, prática que vem se demonstrando eficaz com a constatação da preservação das vidas.

“O reordenamento organizacional da Codesal tem apresentado resultados significativos na vida da cidade e, principalmente, nas áreas mais sensíveis”, enfatizou o diretor Sosthenes, que colocou os técnicos do órgão à disposição para consultas posteriores.

No encerramento da reunião, o Cel. Ramalho afirmou estar “impressionado com a organização e proficiência da Defesa Civil de Salvador que se mostra bem-estruturada para atender às demandas da cidade”. Ele acrescentou que a capital pernambucana, Recife, enfrenta problemas com encostas e experimentou a perda de 136 vidas em 2022, devido a ocorrência de fortes chuvas.

Partifiparam a reunião, além do diretor-geral Sosthenes Macêdo, o coordenador de Contingências, Francisco Costa Júnior, e técnicos da Codesal, pela Defesa Civil de Pernambuco, o secretário Cel. BM Clóvis Ramalho, o major BM Otávio e o ten. TC BM Vitoriano.