Encerrando o IV Ciclo do Cineclube, que tem como tema Territórios Étnicos no Documentário, a 4ª sessão do vai abordar documentário sobre retrata a vida de lavradores e garimpeiros no vale do Rio do Peixe, no estado da Paraíba
O Cineclube Nanook promove no dia 10 de dezembro, às 16h, pelo youtube, a quarta e última sessão do ciclo Territórios Étnicos no Documentário, que tem como tema as relações territoriais e étnico-raciais no contexto brasileiro, e o papel do audiovisual no tratamento dessa questão. Para essa sessão foi escolhido o documentário O País de São Saruê (1971), do cineasta Vladimir Carvalho e narrado pelo dramaturgo Paulo Pontes.
O País de São Saruê é um documentário que retrata a vida de lavradores e garimpeiros no vale do Rio do Peixe, situado em grande parte no estado da Paraíba, mostrando o cotidiano de secas e a pobreza nessa região semiárida do Nordeste brasileiro.
Para debater o tema e o filme, a mesa conta com a presença de Jorge Nóvoa, pesquisador das relações entre cinema e história. Professor Titular do Departamento de Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Nóvoa é formado em História, com Mestrado em Ciências Sociais pela UFBA. Também é mestre em Estudos Aprofundados de Sociedades Latino-americanas pela Paris III (Sorbonne), em Sociologia Geral – Paris VII (Denis Diderot) e Doutor em Sociologia pela Paris VII (Denis Diderot).
A mediação da conversa será feita por Alfredo Villas-Bôas, também conhecido como Sebáh, doutorando no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia. Mestre em Cultura e Sociedade (IHAC/UFBA) com especialização em Artes Virtuais: Cultura e Criação (SENAC/MG), Sebáh tem se dedicado a pesquisar as teorias da imagem e do imaginário, estética da comunicação, cinema fantástico e de ficção científica, com foco nas figuras e efeito fantástico no cinema documentário brasileiro.
O Cineclube Nanook ocorre no último sábado de cada mês, em ciclos temáticos, com o objetivo de oferecer um espaço de aprendizado e experiências acerca do universo do cinema documentário. Trata-se de um projeto de extensão desenvolvido por profissionais e estudantes vinculados ao núcleo Nanook, do LAF, um grupo de pesquisa em cinema e audiovisual do POSCOM/UFBA. Coordenado pela professora Morgana Gama, egressa do programa, o projeto tem, desde agosto de 2021, o apoio da Pró-Reitoria de Extensão da UFBA. O Cineclube Nanook é supervisionado pelo prof. José Francisco Serafim, coordenador do núcleo Nanook, de estudos do cinema documentário, com colaborações eventuais do prof. Guilherme Maia e demais integrantes do núcleo Pepa, de estudos em cinema e audiovisual, mais voltado para obras ficcionais.
Serviços:
O que? Debate sobre o documentário O País de São Saruê (1971), do cineasta Vladimir Carvalho, com narração do dramaturgo Paulo Pontes
Quando: Sábado, 10 de dezembro, às 16 horas.
Onde: Canal do LAF no Youtube
Quanto: Gratuito
Contatos:
Instagram: @Cineclubenanook
Facebook: /lafposcom
Youtube: https://bit.ly/3b5ICpf
Site do LAF: http://lafposcom.com.br
E-mail: cineclubenanook@gmail.com
Mais informações: Iago Porfírio (71) 99138-2739, Raquel Salama (71) 99357-6330, Bruno Leite (71) 99338-4314 e Louise Ferreira (71) 99366-6123