Esta quinta-feira, 10 de outubro, é um dia especial para a população de Mundo Novo, município localizado no Centro-Norte da Bahia que completa 123 anos de emancipação político-administrativa. A data festiva foi comemorada pelo deputado Eduardo Alencar (PSD), que apresentou na Assembleia Legislativa uma moção de congratulações.
O ex-prefeito de Simões Filho conta que o viajante José Carlos da Mota, por volta de 1833, ficou impressionado com as matas, a farta vegetação nativa, a qualidade do solo e os mananciais de água potável. Ao avistar as terras em que está situada a cidade, diz Alencar, o colonizador teria exclamado, satisfeito com a descoberta: “Isto aqui é um Mundo Novo”. O município foi elevado à categoria de cidade pela lei estadual nº 144, de 08/08/1896.
O parlamentar escreve que Mundo Novo, com uma população estimada de 27.000 habitantes, faz limites com Baixa Grande, Piritiba, Mairi, Ruy Barbosa, Macajuba, Tapiramutá e Utinga, com a qual se liga através da BR-324 e BA-052. O legislador destaca o desenvolvimento econômico de Mundo Novo na Chapada Diamantina, com ênfase maior na área de serviços, agropecuária e indústria.
“Nesta data especial, em que a população de Mundo Novo comemora sua emancipação política e administrativa, quero parabenizar a todos os cidadãos e autoridades, desejando-lhes progresso e muitas vitórias para esta querida e acolhedora cidade e seu povo”, encerrou o deputado.