O artista baiano participa da mostra com a coleção “Tiras”, que passeia por cenas cotidianas de Salvador, sua gente, o mar, a arquitetura e o sincretismo religioso
Único e facilmente reconhecido, o estilo do artista baiano Elano Passos é um dos convites para visitar a recém-lançada exposição coletiva “Através da Arte: Seis Vozes da Bahia Contemporânea” , comemorativa aos cinco anos da Tria Galeria de Arte (Caminho das Árvores). Ele é um dos seis artistas convidados para compor a mostra, que celebra as tradições culturais baianas por meio de obras em diversas técnicas, todas elas em reverência à rica herança dessa terra tão encantadora e plural.
Quando o tema é Bahia, Elano é um devoto veterano dessa fonte inesgotável de inspiração. Na exposição, seus traços minimalistas estão em telas que trazem cenas cotidianas de Salvador, sua gente, o mar, a arquitetura e o sincretismo religioso. Destaque para a Coleção “Tiras”, com telas fora do formato padrão, onde ele encontrou o incomum para provocar seu processo criativo. “Tira é um retalho, um pedaço de algo. Para mim, são recortes da baianidade, artes extraídas da vivência, do respiro na cidade de Salvador e também das referências imagéticas culturais da nossa Bahia”, comenta o artista.
Ao lado de Elano Passos na exposição “Através da Arte: Seis Vozes da Bahia Contemporânea”, estão Angela Leal, Arthur Fraga, Oscar Brasileiro, Thiago Sperandio e Waldemberg. Juntos, eles revelam os novos rumos que moldam a nova cena artística contemporânea da Bahia. A mostra está aberta à visitação gratuita até o dia 22 de junho.