Homem de 43 anos que estava em estado de septcemia devido à ulceras espalhadas pelo corpo, foi socorrido na tarde da segunda-feira (7).
Dez minutos. Esse foi o tempo em que o Grupamento Aéreo (Graer) da Polícia Militar ajudou no deslocamento de um homem de 43 anos portador de insuficiência cardíaca e problemas no fígado, da Unidade de Saúde da Familia (USF) de Ilha de Maré para o bairro da Caixa d’Água, em Salvador. Ação rápida aconteceu na tarde da segunda-feira (7).
Por conta do clima instável na capital baiana, que interferia na navegação segura, os médicos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) solicitaram apoio dos PMs para que o socorro fosse feito com urgência, através do ar.
Piloto do grupamento, o capitão Victor Ferreira Fonseca, contou que rapidamente a aeronave Guardião 1 pousou em um local próximo à unidade de saúde e embarcou o paciente, que além das complicações causadas pelas enfermidades, apresentava um quadro de septcemia – infecção no corpo, causada seja por bactérias, fungos ou vírus – causada por úlceras pelo corpo.
“Durante todo o trajeto um médico do Samu foi monitorando os sinais do paciente para que não houvesse nenhuma intercorrência. O deslocamento foi feito sem nenhum problema”, disse.
A aeronave fez um pouso em um campo de futebol próximo ao Hospital Geral Ernesto Simões (HGESF), onde uma ambulância já aguardava para transportar o paciente.