Em agenda presidencial, ministro das Comunicações participa do Fórum Empresarial Brasil-Japão

Presentes conheceram as conquistas recentes que tornam o Brasil um ambiente favorável para investimentos e crescimento mútuo
 
Durante agenda oficial com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, participou, nesta quarta-feira (26), do Fórum Empresarial Brasil-Japão, em Tóquio. O evento fortalece os laços econômicos entre os dois países, que celebrarão, em 2025, 130 anos de relações diplomáticas. Esse marco histórico é evidenciado pelos novos investimentos de fabricantes japonesas no Brasil, impulsionando o desenvolvimento e a cooperação bilateral.


No encontro, Juscelino destacou a importância da parceria na área de telecomunicações. “Hoje, o Japão está entre os dez países que mais investem no Brasil, com mais de 700 empresas atuando no nosso país, gerando empregos, incentivando a inovação e movimentando a economia. Essa missão aqui em Tóquio é uma grande oportunidade de fortalecer ainda mais esses laços e atrair novos investimentos”, disse.


Durante a missão oficial, o ministro assinou um acordo de inclusão digital e tecnologias da informação e comunicação (TICs) com o ministro das Comunicações japonês, Murakami Seiichiro. “Essa aliança abre caminhos para novos projetos e soluções que podem transformar a conectividade no Brasil”, afirmou Juscelino.


A parceria estabelecida no memorando busca incentivar e promover a colaboração bilateral em áreas como inclusão digital, tecnologias de transmissão de última geração em TICs, serviços postais e outros temas relacionados à economia digital.


Ainda no encontro, o presidente Lula destacou a necessidade de fortalecer e aprimorar o comércio bilateral entre as nações, expandir o uso de etanol e avançar na descarbonização. Ele também enfatizou os esforços do Brasil para zerar o desmatamento na Amazônia até 2030. Aproveitando a oportunidade, o presidente convidou o primeiro-ministro Ishiba para participar da COP30, que será realizada em novembro, no Pará.

Foto: Kayo Sousa/MCom