Em Barcelona, Ana Paula Matos palestra em Congresso internacional sobre Cidades Inteligentes

A vice-prefeita e secretária de Governo de Salvador, Ana Paula Matos, palestrou, nesta quarta (17), no Smart City Expo World Congress, principal evento internacional sobre Cidades Inteligentes, em Barcelona, na Espanha. Na ocasião, a vice-prefeita discursou durante a sessão “Visões em direção à justiça social e ambiental” e debateu sobre como construir alternativas para a equidade social e ambiental.

O Smart City é um importante ponto de encontro para especialistas e líderes das cidades mais inovadoras do mundo, empresas, centros de pesquisa e organizações internacionais. Representando Salvador, a vice-prefeita Ana Paula levou o conceito de Tecnologia Social. “As cidades inteligentes são muito mais do que aquelas que aplicam tecnologia, mas as usam para o desenvolvimento social, pois não enxergamos desenvolvimento sem sustentabilidade. Trabalhamos em Salvador, junto com o prefeito Bruno Reis, o conceito de tecnologia social, de governança social, pensando na redução da desigualdade, no impacto da mudança climática na vida das pessoas, então o conceito de Samrt City é muito mais amplo para a capital baiana”, disse, citando ações que já foram colocadas em prática, como a reestruturação da Defesa Civil , projetos de sustentabilidade e a criação do Escritório de Governança Social, que tem como parâmetro as ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável).

“Estamos trabalhando para ser uma Cidade Inteligente e isso significa melhorar o acesso à moradia, ao sistema de esgoto eficiente, combater a desigualdade de renda e a insegurança alimentar e, principalmente, reduzir os riscos climáticos. Uma cidade inclusiva e mais igualitária. Uma cidade com forte Governança Social”, afirmou.

Ana Paula Matos citou os problemas de desigualdade em Salvador e reafirmou o compromisso da gestão, liderada pelo prefeito Bruno Reis, em pautar as ações sob a ótica da sustentabilidade. “Não dá para acreditar no desenvolvimento sem sustentabilidade porque a pobreza não nos deixa pensar assim. A luta contra a pobreza nos ensina que precisamos adotar políticas públicas que reúnam questões ambientais, sociais e econômicas para combater nossa histórica e forte desigualdade e riscos climáticos associados à vulnerabilidade social, usando o envolvimento da comunidade com os mais vulneráveis para evitar comportamentos de risco”.

A vice-prefeita fez, ainda, uma convocação para que o mundo possa se unir em prol do desenvolvimento social. “ É preciso trabalhar e sonhar juntos e construir o desenvolvimento sócio econômico e a melhoria da qualidade de vida”, destacou. Na oportunidade, Ana Paula convidou representantes das áreas acadêmicas e setores públicos e privados para conhecer Salvador e trabalhar juntos nas trocas de experiências e investimentos.

O evento teve a mediação de Xolile George , CEO da Associação do Governo Local da África do Sul (SALGA) e contou com as participações de Núria Marin Martínez, prefeita de L’Hospitalet de Llobregat), Hastings Lawrence Chikoko, diretor Regional C40 Citites para a África e Carlos Moreno, enviado especial do prefeito de Paris para Cidades Inteligentes.