Produtores de cacau no munícipio de Barra, receberam orientações sobre legislação trabalhista, ambiental e gestão de resíduos entre outras informações pela equipe técnica do “Programa Cacau Produtivo”.
A iniciativa é uma colaboração entre a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) e a Cargil. Integrantes do projeto estiveram na região de Barra, cumprindo agenda de adesão e prospecção de propriedades.
Além disso, de acordo com a Aiba, houve esclarecimentos sobre os projetos adicionais da instituição, enquanto dúvidas sobre processos de adequação das construções rurais foram resolvidas.
As atividades os foram realizadas entre os dias 25 e 26 de abril. Paralelamente, em outra agenda, foram discutidas questões relacionadas à gestão ambiental com a secretaria do meio ambiente do município.
A Aiba informou que essa colaboração indica um esforço conjunto para melhorar a sustentabilidade e a eficiência na região, incluindo possíveis parcerias futuras com a Universidade Federal do Oeste da Bahia.
Estratégias para a gestão de resíduos foram debatidas, destacando o compromisso com práticas agrícolas responsáveis.
Programa Cacau Produtivo
Desde o seu lançamento, o Programa Cacau Produtivo atendeu 96 fazendas em 26 municípios do Sul e Oeste da Bahia e do Pará.
Com um total de 160 mil hectares de área e 3,3 mil toneladas de cacau verificadas. O projeto ressalta o compromisso com o desenvolvimento sustentável da agricultura na região.