Em Brasília, Suíca defende jornada nacional antirracista e criação de rede de parlamentares negros

Apresentação da Jornada Nacional de Legislação Antirracista, ação no parlamento, políticas públicas, inclusão das pessoas afrodescendentes e proposta de criação da Rede Nacional de Parlamentares Negras e Negros. Esses foram alguns dos assuntos defendidos pelo vereador de Salvador Luiz Carlos Suíca (PT), em Brasília, durante encontro de parlamentares negros do país nesta quarta-feira (12). O edil petista critica a onda de violência e de racismo nos últimos anos praticados contra a população negra, inclusive contra políticos eleitos.

“Estamos em um momento muito triste da nossa história, com aumento da violência urbana e altos índices de assassinatos. O extermínio da população negra pelo estado racista continua mesmo após tirarmos Bolsonaro e sua trupe do Palácio do Planalto. Suas defesas por armas potencializaram os crimes em todo o país. São sequência de violências praticadas contra a população negra. Por isso é fundamental a defesa de uma rede nacional para garantirmos dignidade, inclusão econômica e cultural para nosso povo”, salienta Suíca, ao lado de deputados federais como Benedita da Silva e Rafael Freitas.

O evento na capital federal é organizado pela Secretaria Nacional de Combate ao Racismo (SNCR) do Partido dos Trabalhadores, pela Fundação Friedrich Ebert (Friedrich-Ebert-Stiftung) e pelos partidos da base aliada ao governo Lula. Para Suíca, é inaceitável a quantidade de crimes contra a população negra. Ele destaca a participação do PT na luta contra a violência política sofrida por parlamentares negros. “Acontece todos os dias.  Estamos cansados dessas mesmas práticas. O racismo mata crianças, jovens e mulheres. É preciso força para continuar lutando e junto somos mais fortes”, completa.