Em Camaçari, Prefeito dialoga com vereadores e comissão de barraqueiros de Barra do Jacuípe

Em busca de alternativas adequadas frente ao processo de retirada das barracas de praia da Costa de Camaçari, o Prefeito Elinaldo Araújo se reuniu mais uma vez, nesta terça-feira (13/6), com a titular da Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur), Andréa Montenegro, o Procurador-Geral do Município (PGM), Bruno Nova, e uma comissão de barraqueiros que atuam na praia de Barra do Jacuípe, a fim de tratar sobre a possibilidade de realocação dos comerciantes.

No início do encontro, que contou ainda com a presença de um dos proprietários de uma área particular, o chefe do Poder Executivo reforçou o compromisso em procurar uma solução. “Estou focado. Sei que precisamos dar uma solução aos barraqueiros. Estamos aqui nessa mesa para unir forças e, juntos, achar essa alternativa, sem prejudicar nem o governo, nem vocês e nem os proprietários da área em questão. Eu quero que avance, que esse processo ande”, esclareceu.

Vale ressaltar, que o município não dispõe de áreas públicas em Barra do Jacuípe. Na ocasião, Jeferson Goes, um dos donos de uma área particular na localidade, relatou a situação. “Esse é o nosso encontro com a gestão, para tratar da possível doação de um local para realocar essas barracas. Porém, eu não sou dono sozinho, essa área tem diversos sócios, que são meus irmãos e irmãs, que também respondem por lá. Nós estamos tentando regularizar a área, para definir o que será desenvolvido lá, montar um projeto”, explicou.

Ao final da reunião, ficou definido que uma pequena comissão, formada pela equipe técnica da Sedur, e de advogados dos barraqueiros e dos proprietários, participarão de uma videoconferência para uma consulta com a Secretaria de Patrimônio da União (SPU), para tratar da viabilidade da área em estudo.

O encontro contou com a presença do Presidente da Câmara, Flávio Matos, e dos vereadores Dentinho do Sindicato, Vavau e Tagner Cerqueira.

Foto: Jean Victor