Entusiasta da prática de atividades esportivas, o prefeito Elinaldo Araújo se aventurou em mais um neste domingo (29/10). Ele esteve entre os quase 4 mil ciclistas que participaram da 5ª edição do Trilhão CBA (Camaçari Bike Adventure) – evento tradicional que já faz parte do calendário esportivo da cidade. Realizado com o apoio da Prefeitura de Camaçari, por meio das secretarias do Esporte, Lazer e Juventude (Sejuv), da Saúde (Sesau), do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur), da Cultura (Secult), além da Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT), a iniciativa trouxe para o município amantes do ciclismo de vários pontos do estado.
O chefe do Executivo, falou sobre sua participação no Trilhão CBA e de como é importante eventos desse porte acontecer em Camaçari. “Esporte, seja ele qual for, só faz bem à saúde. Por isso, faço questão de prestigiar os eventos esportivos que acontecem em nossa cidade. Ainda mais um da relevância do Trilhão CBA, que atrai tanta gente de diversos lugares. Isso é muito significativo para a economia e o turismo do nosso município, coloca Camaçari em destaque no cenário esportivo, ajuda a difundir as nossas belezas naturais e, sobretudo, incentiva a promoção da qualidade de vida através do esporte”, comemorou Elinaldo.
Com largada do Horto Florestal Linaldo da Silva, o evento teve percurso de 33 quilômetros (km), passando por diversas ruas, avenidas e localidades do município. Ao longo do trajeto, os participantes tiveram a oportunidade de explorar trilhas pitorescas, desfrutando de lindas paisagens. A iniciativa é reconhecida também pelo cunho social e solidário que tem. Uma vez que tornou gratuitas as inscrições, que puderam ser feitas através da troca de 1 quilo (kg) de alimento não perecível, que, posteriormente, serão doados a instituições socioassistenciais do município.
Após ficar dois anos sem ser realizado devido às restrições impostas pela pandemia da Covid-19, de acordo com revelação de Mário Vieira, um dos organizadores do Trilhão CBA, o evento voltou com força total em 2023. “Isso porque, o ciclismo foi um dos esportes que mais cresceram na pandemia em decorrência do fechamento das academias, o que justifica essa crescente na modalidade. Deste modo, estamos de volta cheios de motivação e entusiasmo, trazendo novamente para Camaçari esporte atrelado à solidariedade”, disse empolgado.
O secretário do Esporte, Lazer e Juventude, Jorge Curvelo, disse que a Sejuv cumpre o seu papel ao apoiar a realização de eventos esportivos em Camaçari. “O que nós queremos é trazer qualidade de vida para as pessoas. Desta forma, estamos de portas abertas para fomentar o esporte dentro do nosso município”, ressaltou o gestor da pasta.
O estofador Emerson Brito, que veio de Salvador para participar da trilha, salientou a importância do esporte para a saúde. “Minha relação com o ciclismo já faz mais de dez anos. Não podemos ficar sedentários. Então, para mim, esporte é saúde, felicidade e vida”. Quem também compartilha do mesmo sentimento é a médica veterinária Natália Monteiro. “A minha relação com o ciclismo é maravilhosa, não consigo me ver sem praticar. É a primeira vez que estou participando do trilhão e gostei muito”.
Ainda estiveram presentes as secretárias do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Andréa Montenegro, e do Turismo, Cristiane Bacelar, além dos subsecretários da Sejuv, Dilma Mendes, e de Relações Institucionais, Oziel Araújo. O presidente da Câmara de vereadores, Flávio Matos, também participou do evento.