Em Camaçari, prefeito se reúne com nova mesa diretora do Sispec

O prefeito de Camaçari, Elinaldo Araújo, e a secretária de Educação, Neurilene Martins, se reuniram, na manhã desta terça-feira (14/2), com a nova mesa diretora do Sindicato dos Professores e Professoras da Rede Pública Municipal de Camaçari (Sispec), liderada pela nova presidente, a professora Sara Santiago. O encontro aconteceu na sala de reuniões da Secretaria de Governo (Segov) e também contou com a presença de outras representações do gabinete da Secretaria da Educação (Seduc) e do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

Esse foi o primeiro encontro formal da nova composição do Sispec com o prefeito Elinaldo, ocasião que ficou marcada pelo estabelecimento do diálogo entre as partes, no sentido de acolher demandas da categoria e proceder com os encaminhamentos necessários para a efetivação de avanços que agreguem qualificação e valorização para o ensino público municipal. Dentre as decisões que culminaram do encontro, estão a criação de uma comissão mista para a gestão das questões relacionadas aos precatórios, a realização de um mutirão para agilizar os processos acumulados de progressão e promoção dos professores e a instalação de mesa especial para análise dos recursos e investimentos da educação.

O prefeito Elinaldo Araújo iniciou sua fala dando as boas-vindas aos novos componentes da mesa diretora do Sispec e, após abordar os tópicos específicos da pauta, destacou o preparo técnico demonstrado pelo colegiado. “Foi uma reunião muito produtiva, na qual tratamos de várias pautas pedagógicas e de reivindicação da categoria, de onde já saíram vários encaminhamentos”, destacou o prefeito.

Para a secretária Neurilene Martins, a reunião cumpriu o propósito de estabelecer uma mesa de diálogo em que ambas as partes se comprometem a considerar as possibilidades e limitações técnicas e jurídicas na gestão das reivindicações. “Todas as ações implementadas na rede evidenciam nosso comprometimento com a Educação. Nesse encontro, seguimos avançando, abrindo discussões que dizem respeito à valorização dos professores, com encaminhamentos que incluem a criação de comissões mistas para dialogar sobre questões como os precatórios e os índices de aumento”, explicou.

A presidente do Sispec, Sara Santiago, também fez uma avaliação positiva do encontro, sobretudo pela disposição demonstrada pelo governo para, dentro do que a Lei de Responsabilidade Fiscal permite e os órgãos de controle orientam, mobilizar forças no sentido de tentar atender às solicitações da categoria. “Foi muito importante iniciar o processo de diálogo com o governo dessa forma, tratando das demandas da categoria, como o reajuste linear e a progressão horizontal, com muita transparência. O prefeito se comprometeu a formar uma equipe técnica com participação das secretarias da Educação, Administração, Fazenda, e do Sispec para juntos estudarmos as possibilidades de avanço”, avaliou.

Foto: Tiago Pacheco