Nesta segunda (04), em Alagoinhas, a Federação Brasil da Esperança, composta pelo PT, PV e PCdoB, em colaboração com o PSD, realizou uma coletiva de imprensa conjunta no Hotel Absolar para anúncio da definição da pré-candidatura única e da composição da chapa que disputará as próximas eleições municipais. Dando fim ao mistério, o secretário de Relações Institucionais, Gustavo Carmo (PSD) foi definido como pré-candidato a prefeito e Luciano Sérgio (PT), como vice.
A mesa da coletiva contou com a participação do pré-candidato a prefeito, Gustavo Carmo (PSD), acompanhado por Rosival Leite, suplente de deputado estadual; Ivanilson Gomes, presidente estadual do PV; Iraci Gama, presidente municipal do PV; Maria Tereza, presidente municipal do PCdoB e da Federação; Tárcio Mota, presidente municipal do PT; Geraldo Galindo, presidente estadual do PCdoB e da Federação; além de Radiovaldo Costa, suplente de deputado estadual; de Luciano Sérgio, ex-vereador (PT); da vereadora Juci Cardoso (PT); do deputado federal Joseildo Ramos (PT) e do vereador Thor de Ninha (PT).
Representando um momento histórico para o futuro político do município, a escolha dos candidatos dá início a uma campanha eleitoral democrática e focada na participação cidadã, sobretudo pela realização da coletiva de imprensa aberta à comunidade, em contraposição a decisões políticas tomadas a portas fechadas.
Radiovaldo Costa, que desistiu da sua pré-candidatura a prefeito para apoiar Gustavo Carmo, destacou que, apenas em 1992, o PT não disputou a prefeitura de Alagoinhas e que com muito diálogo, a decisão foi tomada: “Nosso apoio a Gustavo e a retirada de nossa pré-candidatura são reflexos da nossa convicção na construção de uma nova administração, moldando um futuro melhor, com um novo prefeito e um novo vice, que com certeza contribuirão para o avanço de Alagoinhas”, revelou.
Luciano Sérgio expressou satisfação pelo anúncio realizado e pela aliança firmada: “Estou muito feliz por viver esse momento. Para mim, não há contradição em nossa união, pois compreendemos que nosso maior desafio é respeitar o outro. Somos parte de dois dos maiores grupos políticos da cidade, e quando nos unimos, é em prol do benefício da população”, ressaltou.
Tárcio Mota destacou o seu apoio e o da Federação Brasil da Esperança à pré-candidatura de Gustavo Carmo: “De mãos dadas com a Bahia e o Brasil, tenha certeza, Gustavo, que a nossa Federação o ajudará, dando régua e compasso para que, juntos, possamos melhorar a vida do povo, fazendo de Alagoinhas o município mais próspero do interior do estado”, declarou.
Gustavo Carmo expressou a importância do momento, destacando o seu significado: “Nossa decisão foi considerada demorada por muitos. No entanto, diferente dos acordos políticos feitos às escuras, optamos por um processo com propósito e transparência. Realizamos este evento para discutir nossas razões abertamente e destacamos que não se trata apenas dos nomes envolvidos, mas sim de um projeto para o nosso município, indo além de uma disputa eleitoral”, disse.