Em comunhão com a Igreja em todo o mundo, Arquidiocese de Salvador dará início ao Jubileu de Esperança

O Ano Jubilar, realizado pela Igreja Católica, acontece a cada 25 anos e marca profundamente a história de gerações

Em todas as arquidioceses e dioceses do mundo, neste domingo, 29 de dezembro, terá início o Jubileu de Esperança, convocado pelo Papa Francisco. O Ano Jubilar acontece a cada 25 anos e marca a história de diferentes gerações. Na Arquidiocese de São Salvador da Bahia, a abertura acontecerá com uma programação especial, que terá início às 7h, no Santuário Nossa Senhora da Piedade.

Neste horário, os fiéis sairão do Santuário, carregando uma grande cruz, com 5 metros de comprimento e 3,5 metros de largura – a mesma que será conduzida durante a Caminhada Penitencial, momento que reúne anualmente cerca de 200 mil pessoas. Ao longo do trajeto, os homens, mulheres, crianças e jovens farão uma verdadeira demonstração de fé.

Ao chegarem à Catedral Basílica do Santíssimo Salvador, Igreja Mãe da Arquidiocese de Salvador, a principal entre todas as paróquias, os fiéis participarão da Missa que será presidida pelo Arcebispo de São Salvador da Bahia, Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha.

O QUE É JUBILEU?

O jubileu católico é um tempo extraordinário de graça e misericórdia, instituído pela Igreja para celebrar momentos significativos na história da salvação. Enraizado na tradição bíblica (cf. Lv 25), é um período de renovação espiritual, reconciliação com Deus e com os irmãos, marcado pela conversão, prática de obras de caridade e a busca das indulgências, que manifestam a plenitude da misericórdia divina.

O QUE É INDULGÊNCIA?

A Indulgência é a remissão, diante de Deus, da pena temporal devida pelos pecados já perdoados na confissão. Concedida pela Igreja, com base no tesouro espiritual dos méritos de Cristo, da Virgem Maria e dos santos, ela fortalece a comunhão com Deus e chama cada pessoa à conversão e caridade (cf. Catecismo da Igreja Católica, n. 1471).

Para receber a Indulgência, o fiel (sozinho ou em grupo) deve peregrinar a uma Igreja estabelecida pela Arquidiocese e cumprir as condições necessárias para lucrar indulgência a si próprio ou aplicar em sufrágio às almas do Purgatório. Nesta Igreja, o fiel deve procurar o Sacramento da Confissão, participar da Santa Missa, receber a Comunhão e rezar pelas intenções do Santo Padre, o Papa Francisco.

Aqueles que não podem peregrinar por motivos graves (monjas e monges de clausura, idosos, doentes, reclusos), poderão obter indulgência rezando o Pai-Nosso, a Profissão de Fé (credo) e outras orações, oferecendo os seus sofrimentos e dificuldades da vida, bem como acompanhar as palavras do Sumo Pontífice ou dos Bispos quando transmitidas através dos meios de comunicação.

SERVIÇO:
O QUÊ: Abertura do Jubileu de Esperança
POR QUÊ: Em comunhão com o Papa Francisco
QUANDO: 29 de dezembro de 2024,
ONDE: iniciando às 7h no Santuário Nossa Senhora da Piedade, seguindo em procissão até a Catedral Basílica do Santíssimo Salvador, onde o Cardeal presidirá a Missa