Em Convenção histórica, direto de uma laje, PT confirma o nome de Major Denice como candidata à Prefeitura de Salvador

O Partido dos Trabalhadores (PT) oficializou hoje o nome de Major Denice como candidata à Prefeitura de Salvador nas eleições 2020. A legenda realizou nesta quarta-feira (16) uma histórica Convenção Municipal, diretamente de uma laje no bairro de Cosme de Farias, na periferia de Salvador. No pleito ao Palácio Thomé de Souza, a deputada estadual Fabíola Mansur, do Partido Socialista Brasileiro (PSB), será candidata a vice-prefeita.

O ato contou com a apresentação da atriz e apresentadora Tânia Toko e com depoimentos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ex-ministro da educação e ex-Prefeito de São Paulo Fernando Haddad, além da presença do governador Rui Costa (PT), do senador Jaques Wagner (PT), da deputada federal Lídice da Mata (PSB) e dos presidentes municipal e estadual do PT, Ademario Costa e Eden Valadares.

Psicóloga, mestra em Gestão Social e Desenvolvimento Territorial, doutoranda em Gênero e Diversidade e idealizadora e co-fundadora da Ronda Maria da Penha, Major Denice se emocionou ao falar dos desafios de ser mulher, mãe e negra em Salvador. A família dela também fez parte da convenção através de depoimentos da mãe, dona Cleonice Santiago, e do filho João Paulo Santiago: “Minha mãe no dia a dia é uma mulher batalhadora, é uma mulher guerreira, persistente”, afirmou ele.

Lula e Haddad
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ex-ministro da Educação e do ex-prefeito de São Paulo gravaram depoimentos para falar da escolha de Major Denice para a corrida eleitoral. Tanto Haddad como Lula demonstraram confiança: “Em Salvador, a Major Denice Santiago está preparada para fazer as mudanças que o nosso povo precisa. Vamos com o PT, vamos com a Major Denice Santiago”, disse o ex-presidente. “Eu tenho toda razão do mundo para acreditar que a Major Denice Santiago é mais do que capaz pra liderar um Salvador melhor para todos”, completou o ex-prefeito paulista.

Bahia
O governador da Bahia, Rui Costa, falou sobre as semelhanças com a candidata, que nasceu e se criou no bairro de São Gonçalo do Retiro, bairro periférico da capital baiana, assim como Rui, que é nascido e criado no bairro da Liberdade, reduto negro de Salvador. “Juntos teremos a primeira mulher negra prefeita da cidade de Salvador, governando com alguém que veio da Liberdade, pra poder fazer mais por nossa gente”.

Além de enfatizar as semelhanças das suas origens com a Major Denice, o chefe do Executivo Estadual fez um convite para os soteropolitanos e soteropolitanas: “Para elevar a autoestima do nosso povo, a autoestima das nossas crianças, da nossa juventude, da nossa periferia, nós temos que juntos afirmar: nós podemos. Nós sabemos fazer. Nós sabemos cuidar da Bahia. Nós sabemos cuidar de gente. Nós saberemos cuidar de Salvador”, convocou o governador.

O povo de Salvador também foi citado nas falas de Major Denice. A candidata foi enfática ao falar da inversão de prioridades na condução da cidade. “Penso sempre em governar a partir do povo. Fazendo uma inversão de prioridades. Olhando para as pessoas e para as suas reais necessidades. Criando e transformando com obras reestruturantes essa cidade pra que estas pessoas possam ter melhor qualidade de vida”, disse.

Fabíola e Lídice destacam a força das mulheres

A deputada federal Lídice da Mata, única mulher a se tornar prefeita em Salvador no ano de 1992, também esteve presente na Convenção do PT. “Eu confio que duas mulheres tenham olhar de sensibilidade de uma mãe que a cidade precisa”, citou a ex-prefeita de Salvador e ex-senadora da República, que abriu mão de disputar a Prefeitura para apoiar a Major Denice e indicar Fabíola Mansur para a posição de vice. “A gente sabe que uma mulher não foge à luta que dirá duas mulheres”, reforçou a deputada estadual e candidata a vice na chapa.