Ao participar do evento em comemoração ao Dia Internacional da Mulher da Associação dos Agentes Comunitários e de Endemias de Salvador (AACES) , realizado no Centro Cultural da Câmara Municipal, nesta sexta-feira (10), a vice-prefeita e secretária de Saúde da capital, Ana Paula Matos, destacou o papel das profissionais na implantação de ações e soluções efetivas voltadas para prevenção de doenças e atenção à saúde básica.
“Toda vez que penso em comunidade, eu não enxergo uma cidade melhor, com uma saúde efetivamente implantada, sem as agentes. Essas profissionais vêem a realidade da cidade, conhecem as pessoas desassistidas, entendem suas dificuldades de moradia, acesso a saúde e educação, por isso são capazes de construir conosco caminhos efetivamente eficientes. Fatores econômicos e sociais são determinantes para construção da saúde preventiva e de atenção básica, e a porta de entrada da informação são os agentes, que trabalham com o olhar cidadão, humano e direcionado para quem mais precisa. São verdadeiros mestres em acolhimento, escuta e entrega”, afirmou Ana Paula Matos.
O evento debateu o papel das agentes de saúde na sociedade. A diretora da AACES, Valdilene Santos ressaltou o dia a dia das profissionais. “Todo ano, aproveitamos o Dia da Mulher para destacar a missão de cada profissional que dedica sua vida para cuidar do outros, nas ruas da nossa cidade. Nesse encontro mostramos quem elas são, apresentamos suas lutas, dores, medos, o que elas representam para comunidades. Muitas delas, além de cumprir a jornada como agente de saúde, são donas de casas, mães, filhas, chefes de família, então, a ideia é parabenizar essas heroínas da vida real.”
Estiveram presentes também, a diretora da Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde, Andréa Salvador, a vereadora Débora Santana, o presidente da AACES, Enádio Pinto, coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses, Isolina Miguez e a policial militar, Ilary Santana.