Gilson Machado Neto visitou pontos históricos da cidade ao lado do ministro da Cidadania, João Roma
Oministro do Turismo, Gilson Machado Neto, debateu nesta terça-feira (29.06), em Ilhéus (BA), ações para preparar o setor para a retomada das atividades no pós-pandemia. O encontro contou com a participação do ministro da Cidadania, João Roma; o secretário Especial da Cultura, Mario Frias; da presidente do Iphan, Larissa Peixoto; e do secretário Nacional de Fomento e Incentivo à Cultura, André Porciúncula.
Mais cedo, o ministro Gilson Machado Neto, ao lado do prefeito de Ilhéus, Mario Alexandre, visitou importantes pontos turísticos da cidade. A comitiva passou pela Catedral de São Sebastião, inaugurada em 1967 e considerada uma das mais bonitas igrejas do estado. Em seguida, conheceu o Bar Vesúvio, um dos mais antigos estabelecimentos do município e que ficou bastante conhecido por fazer parte da obra do escritor Jorge Amado.
Os ministros visitaram também o Teatro Municipal de Ilhéus, originalmente chamado Cine-Teatro Ilhéus, inaugurado em dezembro de 1932 e de grande importância para a cultura local. Passaram ainda pela Casa de Cultura Jorge Amado, que foi fundada em 27 de junho de 1997 e hoje mantem em exposição roupas, fotos, histórico da infância, além de vídeos sobre o escritor.
O último ponto de visitação foi o Palácio do Paranaguá, um prédio histórico que levou esse nome em homenagem ao presidente da província da Bahia da época do Brasil-império, o Marquês de Paranaguá. O palácio, tombado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), é um dos símbolos da época do cacau.
O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, destacou o potencial de Ilhéus e reforçou os esforços do governo para fomentar o setor por todo o Brasil. “Além do potencial de sol e praia, Ilhéus tem muitos equipamentos, tem história, tem cultura, tem aeroporto, tem cadeia hoteleira. Dia após dia, estamos indo até onde as coisas acontecem e despachando com os prefeitos e trazendo as soluções possíveis de fazer”, disse.
Fonte:MTur / Foto: Roberto Castro/MTur