Em Itaberaba, prefeitura cria Secretaria de Economia Criativa, Cultura e Turismo

De acordo com o novo secretário, Itaberaba é a primeira cidade do estado a oficializar uma secretaria de economia criativa

Com um projeto de lei aprovado e publicado pela Câmara de Vereadores no dia 7 de março, o prefeito de Itaberaba, Ricardo Mascarenhas (PP), anunciou nesta terça-feira (14) a criação da Secretaria Municipal de Economia Criativa, Cultura e Turismo.

A nova secretaria será conduzida por Ramon Lourenço Moraes que já responde pela pasta desde o dia 3 de janeiro deste ano, por meio do Decreto 097/2023.

De acordo com o novo secretário, Itaberaba é a primeira cidade da região a criar uma secretaria para se dedicar e cuidar da economia criativa local. “O município é pioneiro nessa questão. Talvez o primeiro município da Bahia a ter uma pasta dessa seja Itaberaba”, aponta Ramon.

Além das diversas ações já realizadas desde janeiro deste ano, a nova pasta será responsável pela organização da próxima festa do aniversário de 146 anos de emancipação política e econômica de Itaberaba, comemorado no dia 26 deste mês.

Conforme informações da própria prefeitura, “a economia criativa perpassa pelos saberes que envolvem a cultura e o turismo”. Tendo a nova pasta como uma maneira de viabilizar mais captação de recursos e realizar mais projetos relacionados ao fortalecimento da cultura local.

O secretário Ramon Lourenço Moraes é consultor em Políticas Públicas de Cultura para Municípios, artista, compositor, palestrante e mentor em Gestão Cultural. Membro da Associação Brasileira de Música e Arte (Abramus), além de ser licenciando em Música Popular Brasileira pela Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB). Ele também possui experiência na área pública.