A Biblioteca Juracy Magalhães Jr, uma unidade da Fundação Pedro Calmon localizada em Itaparica, foi reaberta ao público na manhã desta segunda-feira (12). A biblioteca agora conta com um incrível acervo de 23 mil livros, que vão enriquecer o conhecimento e incentivar o amor pela leitura de todos os visitantes. A reinauguração do espaço foi realizada pela prefeitura de Itaparica em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.
O evento de reabertura contou com a presença do prefeito da cidade, Zezinho Oliveira, do secretário de Cultura do Estado, Bruno Monteiro, do diretor geral da Fundação Pedro Calmon (FPC), Vladimir Pinheiro, e de vereadores do município. Durante a inauguração, foi apresentada uma exposição especial com peças do acervo do Palácio da Aclamação, em Salvador. A biblioteca também oferece espaços para eventos culturais na comunidade.
A reabertura da Biblioteca Juracy Magalhães Jr integra o projeto itinerante “Bahia: Memórias de Lutas e Liberdade”, promovido pela FPC em comemoração ao bicentenário da Independência do Brasil na Bahia. O projeto tem como objetivo fortalecer a memória das batalhas pela independência ocorridas na região e passará por 16 municípios baianos.
A programação do evento incluiu também hasteamento da bandeira, apresentações culturais e leitura dramática, entre outras atividades. A Biblioteca Juracy Magalhães Jr. funciona de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h, e aos sábados, das 08h às 12h.