Em Juazeiro, ação contra violência psicológica atenderá comunidade gratuitamente com apoio de profissionais de saúde

No dia 13 de agosto, a comunidade do bairro de Tabuleiro, em Juazeiro (BA), será alvo de ação social com orientações, palestras e roda de conversa sobre violência psicológica. A iniciativa conta com o apoio do núcleo da ADRA em Juazeiro, a agência humanitária adventista, em parceria com o projeto Quebrando o Silêncio, uma campanha de combate a abusos e vícios da Igreja Adventista. 

Durante a ação, membros da comunidade serão atendidos e orientados por psicóloga sobre o combate à agressão psicológica. As mulheres também vão participar de palestra com médica sobre câncer de mama e cuidados na saúde feminina. A ação vai acontecer na Associação de Moradores e conta com apoio da Casa dos Conselhos, de líderes comunitários, da Pastoral da Mulher, do Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM) e da Ação Solidária Adventista. 

Quebrando o Silêncio completa 20 anos de atuação e, neste ano, o tema da violência psicológica foi escolhido para pautar as ações da campanha, que ocorrem no dia 27 de agosto não só no Brasil, mas também em outros 7 países da América do Sul: Argentina, Bolívia, Chile, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai. A ação do núcleo regional da ADRA no dia 13 será uma prévia do que acontecerá em todos essas localidades no dia 27. Levantamentos feitos por diferentes órgãos voltados à saúde e à segurança constatam que a violência psicológica é o tipo de abuso mais recorrente, antecedendo, em muitos casos, outras formas de agressão. Vale lembrar também que, no Brasil, a lei 14.188/2021 criminaliza a violência psicológica contra a mulher.