O brasileiro Yamaguchi Falcão, de 35 anos, sofreu uma dura derrota por nocaute neste sábado, em Las Vegas, Estados Unidos, e perdeu a disputa do cinturão da Associação Mundial de Boxe (WBA) para o cubano David Morrell, atual campeão dos supermédios (até 76,2 kg).
Bronze nas Olimpíadas de Londres 2012, Yamaguchi foi escalado de última hora para substituir o ganês Sena Agbeko, que teve problemas de documentação e ficou fora do confronto. O brasileiro teve menos de duas semanas para se preparar para a luta e pareceu sentir a falta de ritmo diante do rival, dez anos mais jovem.
Morrell castigou Yamaguchi desde o início do combate e deixou o brasileiro grogue depois de uma bela direita a pouco mais de um minuto do fim do primeiro round, forçando o árbitro a abrir contagem. O capixaba voltou para a luta, mas em seguida não resistiu a uma bela sequência de golpes do cubano e acabou indo ao chão a pouco mais de 40s do fim, dando adeus ao sonho do título.
Apesar da curta carreira, Morrell, de 25 anos de idade, já ostenta um currículo impressionante. São nove vitórias em nove lutas, com direito a oito nocautes para o cubano até o momento, e cinco defesas de título bem-sucedidas.
Yamaguchi tentava se tornar o sétimo brasileiro a ser campeão mundial de boxe, juntando-se a Éder Jofre, Miguel de Oliveira, Acelino Popó Freitas, Valdemir Sertão, Rose Volante e Patrick Teixeira.
Fonte/Foto:GE/Divulgação