O Sindicato dos Rodoviários anunciou, em assembleia virtual realizada nesta terça-feira (19). a possibilidade de greve por tempo indeterminado. Um dos ítens da pauta de reivindicações apresentada pela categoria, além da campanha salarial, é a disponibilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para os condutores, sobretudo no transporte coletivo de Salvador, durante a pandemia do novo Coronavírus. A fim de atender parte das demandas da categoria, a Prefeitura anunciou, nesta quarta-feira (20), a implantação de barreiras físicas, com cortinas de plástico resistente e transparente, nos postos de trabalho de motoristas e cobradores dentro dos ônibus.
A recomendação da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) foi acatada pelo Consórcio Integra, que opera o sistema de transporte na cidade. Serão mais de mil veículos com esses itens de proteção implantados de forma gradativa. Além dessas barreiras, os motoristas e cobradores já contam com máscaras e álcool em gel. Outra iniciativa é aferição diária da temperatura dos trabalhadores, realizada pelas empresas. Durante a aferição, caso algum rodoviário tenha a temperatura alterada, imediatamente é encaminhado para as unidades de saúde para que seja apurada a situação do trabalhador.
a implantação das cortinas é mais uma medida de segurança dentre outras que a Prefeitura já vem adotando na luta contra a Covid-19. “Desde o início da pandemia, estamos adotando medidas de higienização de estações e de ônibus, disponibilizando álcool em gel aos usuários do sistema, que também receberam 30 mil máscaras. Com a instalação dessas barreiras, vai dificultar ainda mais que uma pessoa já infectada, mesmo assintomática, possa transmitir a Covid-19 para os trabalhadores”, disse o secretário da Semob, Fábio Mota.
Foto: Betto Jr./Arquivo CORREIO