Em parceria com Filhos de Gandhy, Banho de Mar a Fantasia tem tema “Se a Cidade fosse Nossa”, atrações, palco fixo e exposiçãoAMARV

O cortejo pré-carnavalesco Banho de Mar a Fantasia traz novidades para o Carnaval 2024. Em parceria com o afoxé Filhos de Gandhy, a festa, que vai acontecer neste domingo (4), às 9h, nas ruas do Centro Antigo de Salvador, reivindica o direito à cidade com o tema “Se a Cidade fosse Nossa”, traz diversas atrações, palco fixo, exposição e workshop.

Coprodutor da festa, os Filhos de Gandhy irão abrir o cortejo. “Vamos levar muita música para as ruas, mas também chamar à atenção sobre a cidade que queremos. Uma cidade inclusiva, que assegure igualdade social, direito à moradia digna, valorize nossa história, o Centro Histórico, a cultura afro e popular. Queremos uma cidade com inclusão urbana, social, ambiental e econômica das comunidades, negros e mulheres”, disse Ademário Costa, diretor de Relações Institucionais dos Filhos de Gandhy.

O Banho de Mar a Fantasia tem 90 anos de história, marcada por gerar renda para as comunidades da Preguiça e entorno, promover a cultura e turismo local e reivindicar direitos. “Para além de ser uma festa, somos um manifesto carnavalesco que coloca o povo na rua por direitos e oportunidades. Este ano vamos falar de moradia, cultura e tradições do Centro Histórico de Salvador e contra a especulação imobiliária”, afirmou Nilma Santos, coordenadora de Comunicação do Centro Cultural que Ladeira é Essa?.

Outra novidade é a exposição fotográfica “Mãe Stella de Oxóssi – Retratos de Kayodè”, do fotógrafo italiano e radicado no Brasil Antonello Veneri, que estará disponível para visitação, nas fachadas dos casarões na Ladeira da Preguiça, nos dias 04 a 14/02.

Com estimativa de público de cerca de 60 mil pessoas, a festa contará com as presenças de diversos artistas em uma mistura de ritmos, com reggae, samba, samba reggae, afoxé e pogotrap. O cortejo sairá da Ladeira Preguiça e passará pela Av. Carlos Gomes e Dois de Julho.

O Banho de Mar a Fantasia é realizado pelo Centro Cultural Que Ladeira É Essa? Comunidade da Ladeira da Preguiça, produção da DusDois Produção Cultural e Comunicação Visual, coprodução do Afoxé Filhos de Gandhy, Motirô Bahia, com apoio institucional da Prefeitura de Salvador, através da Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador, Coletivo Resistência Preta, Olojá Filmes, TVE, Rádio Educadora FM, e patrocínio da Secretaria de Cultura da Bahia, da Superintendência de Fomento ao Turismo (Sufotur), vinculada à Secretaria de Turismo da Bahia, da Secretaria do Trabalho, Emprego e Renda da Bahia (Setre) e da Bahiagás.

PROGRAMAÇÃO:

PALCO:
Workshop DNA do Samba Reggae
In9 Som
DJ Libre Ana
DJ Lunna Monty
Guiga de Ogum
Samba Ohana
Ministério Público
Àttoxxá
Marcia Castro

CORTEJO:
Afoxé Filhos de Gandhy
Muzenza
Ṣíbí Dúdú – apresenta Mãos no Couro
Charanga Unirson

EXPOSIÇÃO:
“Mãe Stella de Oxóssi – Retratos de Kayodè”, de Antonello Veneri
04/02 a 14/02 – Fachadas dos casarões na Ladeira da Preguiça

Foto: Divulgação