Em Salvador, Alberto Braga pede construção de banheiro na Praça Segredos de Itapuã

Vereador afirma que a praça, que foi requalificada pela Prefeitura no ano passado, é muito frequentada, principalmente por crianças

O vereador Alberto Braga (Republicanos) sugeriu ao prefeito Bruno Reis, por meio do Projeto de Indicação nº 188/2022, a construção de um banheiro popular na Praça Segredos de Itapuã, situada na Rua Guaraçaima, bairro Piatã. O equipamento foi requalificado pela Prefeitura, no ano passado, em várias etapas. 

Na justificativa da indicação, Alberto Braga considerou “o aumento substancial de pessoas transitando pela praça” e destacou que “o equipamento vem sendo usado, predominantemente, por famílias com crianças pequenas”.

Conforme o parlamentar, “o clamor popular pela construção de um banheiro público para uso da comunidade” motivou a elaboração do projeto de indicação.   

Com área total de 4 mil m², a praça ganhou parque infantil, balanço, cavalinho, gangorra, Casa de Tarzan, amarelinha e escorregadores. Além disso, possui poltronas e academias de saúde e de ginástica com aparelhos para promover práticas de atividades saudáveis, como exercícios leves e alongamentos, ciclofaixa e paraciclo.

Tem ainda uma miniquadra protegida com alambrado para partidas de golzinho, mesas de jogos, um dog park específico para o lazer de cachorros, espaço game e uma quadra de areia ideal para vôlei e futevôlei. A comunidade pode, ainda, desfrutar de espaço para roda de capoeira.

Visual

A praça também passou a ter novo aspecto visual graças ao plantio de 1,2 mil m² de grama. A iluminação foi modernizada após a instalação de 57 pontos de LED e três projetores. Esses dispositivos trazem muito mais claridade ao ambiente no período da noite, proporcionando maior eficiência energética, durabilidade e baixo custo de manutenção.

A acessibilidade foi outro quesito levado em consideração para a requalificação do equipamento. A pavimentação dela está devidamente regular, tendo inclusive piso tátil para deficientes visuais, rampas para cadeirantes ou para as pessoas que possuem dificuldade de locomoção. O investimento total da obra foi de R$ 730 mil.