Em Salvador, Carlos Muniz realiza nova doação de sangue

“Uma bolsa pode salvar até quatro vidas”, afirma o presidente da Câmara

O presidente da Câmara, vereador Carlos Muniz (PSDB), realizou, na quinta-feira (14), a segunda doação de sangue deste ano no Hemóvel, nome dado à unidade móvel coletora de sangue da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), que está estacionada em frente ao Paço. O Hemóvel permanecerá no local até esta sexta-feira (15). O parlamentar vem promovendo uma campanha nas redes sociais e na imprensa em prol desse ato.

A última doação de sangue de Muniz ocorreu em 15 de junho. De acordo com a Hemoba, o intervalo mínimo entre uma doação e outra é de três meses.

“Reforço, mais uma vez, a importância de nós, cidadãos, nos engajarmos nessa causa que tem salvado a vida de muitas pessoas. Precisamos incentivar nossa população a abraçar essa causa. Convido você a fazer esse gesto de solidariedade. Vamos juntos aumentar o estoque de bolsas de sangue da Hemoba. Uma bolsa pode salvar até quatro vidas”, afirmou Carlos Muniz.

Na quarta-feira, 13, o presidente Carlos Muniz convocou a população para realizar doações de sangue. “A Hemoba está na luta incansável por doações de sangue que salvam vidas. Convoco a população de Salvador para também fazer esse gesto humanitário. Sexta-feira completa três meses que fiz a primeira doação e vou repetir esse ato”, disse Muniz. Esse é o intervalo de tempo mínimo entre uma doação e outra.

Hemóvel

A Hemoba dispõe de dois ônibus denominados de Hemóvel. Com duas unidades móveis que se deslocam para regiões com grande fluxo de pessoas, a resposta da população tem sido positiva, aumentando o número de bolsas de sangue captadas, de acordo com a instituição.

O Hemóvel tem capacidade para coletar 120 bolsas de sangue em uma jornada de oito horas, além de fazer o cadastro para a doação de medula óssea. Uma amostra do DNA do doador é enviada para o Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome) e, em caso de compatibilidade com algum paciente, o transplante é realizado. Em termos de captação, as unidades móveis superam 23 das 24 unidades de coleta no estado.