Em Salvador, monumentos recebem iluminação laranja em alusão ao Dia de Combate ao Abuso Sexual Infantojuvenil

O Elevador Lacerda e o BRT recebem nesta quinta-feira (18), Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantojuvenil no Brasil, iluminação cênica na cor laranja. A ação, promovida pela Diretoria de Serviços de Iluminação Pública (DSIP) em parceria com a Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), visa dar visibilidade ao Maio Laranja, campanha de consciência sobre o combate à violação de direitos de crianças e adolescentes.

A titular da SPMJ, Fernanda Lordêlo, afirmou que a iluminação de pontos da cidade é uma forma de chamar atenção sobre a importância da causa. “Ter a nossa cidade iluminada neste dia 18 de maio é muito importante, pois a data é um momento para refletir socialmente e convidar a todos e todas para fazer parte da luta contra o abuso e exploração sexual infantojuvenil. Toda a Prefeitura está unida e mobilizada divulgando  e alertando a população sobre essas violações e a importância de garantir a proteção integral das crianças e adolescentes”, disse.

Durante todo o mês, além da iluminação de pontos da cidade, diversas ações municipais marcam a campanha Maio Laranja em Salvador, como eventos, palestras, atividades educativas e a veiculação de informações sobre a prevenção e o combate à exploração sexual infantil.

O diretor de Iluminação Pública da cidade, Ângelo Magalhães, afirmou que combater a violação de direitos infantojuvenis é um dever de todos. “Precisamos estar unidos para garantir a proteção de nossas crianças e adolescentes. A iluminação cênica destaca a importância de discutir e provocar conversas sobre a violência sexual contra meninos e meninas no país”, frisou.

A Bahia é o quarto estado em violação sexual de crianças e adolescentes, atrás de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, de acordo com dados de 2022. A violência sexual contra crianças e adolescentes pode ocorrer pelo abuso e/ou exploração do corpo pela força, persuasão ou ameaça, envolvendo meninas e meninos.