Em Salvador, prefeitura distribui ovos de Páscoa para alunos da rede municipal

Música, teatro, brincadeiras e a visita esperada do coelhinho da Páscoa com muitos ovos de chocolate. Essa miscelânea de alegria e sabor marcou a manhã de centenas de alunos da Rede Municipal de Ensino nesta quarta-feira (5), no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Luís Eduardo Magalhães, na Avenida Bonocô. O evento contou com a participação do prefeito Bruno Reis, da vice-prefeita e secretária da Saúde (SMS), Ana Paula Matos, e do secretário municipal da Educação (Smed), Thiago Dantas, que entregaram os chocolates às crianças.

Em meio à distribuição dos ovos, o prefeito lembrou da importância da ação para o imaginário infantil, lembrando o fascínio dos pequenos pelas guloseimas. “Pela primeira vez estamos distribuindo essa quantidade de chocolate para as crianças de nossa rede poderem celebrar a Páscoa. É um sonho de toda criança, e estamos ajudando e fazendo nossa parte para levar felicidade para eles”.

“É um momento festivo e de muita diversão para as crianças”, afirma Dantas, destacando essa nova proposta da atual gestão de Salvador. Além do evento no Cmei, a Prefeitura promove ainda a distribuição de ovos de chocolate ou caixas de bombons para todos os alunos matriculados na Rede Municipal. São, ao todo, cerca de 143 mil unidades de produtos de Páscoa a serem entregues a estudantes de todos os segmentos: Educação Infantil, Ensino Fundamental Anos Iniciais e Anos Finais e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Lidia Maria Gomes, que dirige o Cmei Luis Eduardo Magalhães, destaca a iniciativa como uma forma de entretenimento e também de inclusão dos alunos da Rede Pública. “Trata-se de uma tradição bastante forte na cultura brasileira que suscita temas como solidariedade, amor, respeito ao próximo, entre outros. E a distribuição dos chocolates faz parte dessa tradição. Então, além da alegria que essa guloseima traz, há crianças que estariam excluídas dessa vivência por questões sócio econômicas se não fosse essa ação da Smed”, diz. 

Nas demais unidades de ensino, a expectativa também é grande. “A distribuição dos chocolates é uma grande alegria para nossos alunos. É um cuidado especial com as crianças da rede pública”, diz a gestora Ana Beatriz Lima, da Escola Municipal Guerreira Zeferina.

Para a professora Alexa Prado, diretora da Escola Municipal do Beiru, localizada no Arenoso, a iniciativa é muito importante. “Tenha certeza que os alunos irão fazer uma festa. E talvez esse seja o único chocolate que muitas crianças vão receber nesta data”, diz. Em ambas as escolas estão ocorrendo programações especiais de cunho lúdico e pedagógico.

Foto_Betto_Jr_Secom_PMS