A primeira turma do Curso de Pilotagem de Veículo Aéreo Não-tripulado (drone) para técnicos da Defesa Civil de Salvador (Codesal) teve início nesta segunda-feira (24/10), servindo de extensão da Semana Nacional de Redução de Desastres 2022, realizada no início do mês, e que teve como tema “Capacitação e valorização do agente de defesa civil municipal”.
O treinamento é realizado das 8h às 17h, nos dias 24 e 25, e das 8h às 12h, no dia 26, no auditório da Codesal, com aulas teóricas e práticas ministradas pelo instrutor Frederico Miranda, da Guarda Civil Municipal/DPV.
O objetivo é preparar os profissionais para o emprego dos equipamentos em atividades de proteção e defesa civil como busca aérea, vistoria de estruturas e encostas, além de outras situações.
“Nossa meta é agregar novas tecnologias nas atividades de defesa civil de modo a melhorar os resultados”, afirma o diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo. Ele acentua que o uso de drones oferece uma variada gama de possibilidades de uso e vai agilizar o trabalho desenvolvido em campo.
Os equipamentos são ferramentas importantes em atividades de prevenção, mitigação, resposta e reconstrução, antes, durante e após as ocorrências. “O uso desta tecnologia possibilita a identificação de vulnerabilidades em áreas de risco para basear medidas preventivas”, disse.
“Trata-se de uma importante parceria da GCS com a Codesal, órgão que responde por vistorias em áreas de risco e, certamente, esses equipamentos vão otimizar as ações no cotidiano da Defesa Civil”, acentuou o diretor de Segurança Urbana da Guarda Municipal de Salvdor, Maurício Lima.