O vice-líder do governo na Câmara Municipal de Salvador, vereador Alberto Braga (Republicanos), apresentou um projeto de lei que visa substituir a frota de veículos do município por carros elétricos. De acordo com a proposição, a previsão é que haja uma transição gradual dos automóveis elétricos e a eliminação total de combustíveis fósseis da frota da Prefeitura até 2040.
“Ao substituir a frota de veículos da Prefeitura de Salvador por carros elétricos, o sistema de mobilidade urbana vai contribuir, e muito, com a sustentabilidade ambiental de nossa cidade”, explica Alberto Braga, ao lembrar que “o setor de transporte é responsável por 14% das emissões mundiais de dióxido de carbono e 22,8% no Brasil, o que impacta diretamente na vida da população”.
De acordo com o Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do ABC (UFABC), de São Paulo, os benefícios dos veículos elétricos em relação às emissões chegam a 100%, quando comparados aos automóveis que utilizam óleo diesel como combustível, “porque a frota elétrica não emite gases locais e de efeito estufa”.
“A utilização dos veículos elétricos, conhecidos também como veículos verdes, vai elevar a qualidade de vida dos cidadãos de Salvador, promover uma diminuição nas despesas na área da saúde, decorrentes dos males causados pela poluição provocada pelos carros convencionais, e ainda reduzir o custo direto com combustível na frota de carros da Prefeitura”, finaliza Alberto Braga.