O Complexo Eólico Tucano, localizado no município de mesmo nome, na Bahia, será inaugurando no próximo dia 3 de outubro, no Wish Hotel da Bahia, em Salvador. O empreendimento construído através de parceria entre a AES Brasil e a Unipar recebeu investimento de R$ 1,5 bilhão.
Um dos grandes diferenciais do projeto é que será o primeiro complexo eólico do Brasil a ter operação e manutenção realizadas localmente por uma equipe 100% feminina. Parte da equipe que opera o empreendimento foi formada em uma iniciativa em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial da Bahia, que promoveu o curso de Capacitação em Especialização Técnica em Manutenção e Operação de Parques Eólicos, para a formação de mulheres no setor.
A expectativa é que o complexo contribua para evitar a emissão anual de 57,6 mil toneladas de gases de efeito estufa. O empreendimento, além de ampliar a oferta de energias renováveis na matriz elétrica nacional e de contribuir com a transição energética global, contribuirá também com as metas de sustentabilidade da companhia industrial.