Empório, chocolateria, cafeteria e sorvetes do Cerrado são algumas das novidades da agricultura familiar na Bahia Farm Show 2023

Os visitantes da Bahia Farm Show 2023 vão contar com um Empório da Agricultura, uma loja boutique climatizada, onde serão comercializados produtos da agricultura familiar de várias regiões do estado. O espaço integra a Feira da Agricultura Familiar e Economia Solidária, no período de 6 a 10 de junho, no Complexo Bahia Farm Show, em Luís Eduardo Magalhães.

Outras novidades da Feira da Agricultura Familiar e Economia Solidária para esta edição são chocolateria climatizada com o que há de melhor do chocolate do Sul da Bahia, cafeteria com cafés premiados da Chapada Diamantina, sorveteria com picolés de frutas do Cerrado e hamburgueria gourmet com opções de hambúrgueres suínos.  

A feira, realizada pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), vai reunir mais de 30 empreendimentos do Oeste da Bahia que trabalham com produtos como derivados do mel e da mandioca, artesanato indígena e de capim dourado, como brincos e chapéus, pimenta engarrafadas e rotuladas, licores, cachaça, entre outros.

O diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro, está otimista com o novo formato da Feira na Bahia Farm Show, especialmente em relação aos novos espaços de comercialização. “Estamos entrando com força esse ano para dar mais conforto e aumentar a oferta de produtos para os visitantes do Oeste da Bahia. A nossa intenção é mostrar que a agricultura familiar está firme nesta região, produzindo mel, leite, artesanato. Além disso, vamos levar os produtos de outras regiões da Bahia, como o cacau do Sul da Bahia e o café da Chapada Diamantina, em espaços climatizados com a chocolateria e a cafeteria”.

A loja boutique será uma versão do Empório da Agricultura Familiar que é sucesso de vendas e público, localizado no Mercado do Rio Vermelho, em Salvador. Estarão disponíveis para a comercialização geleias de umbu e maracujá-da-caatinga, mel, propólis, pastas de castanha de caju, flocão puro milho não-transgênico, azeite de licuri, frutas desidratadas, cortes especiais de caprinos, iogurtes de umbu, licuri, café, chocolates, cervejas artesanais e muito mais.

Para quem já estiver com água na boca, a Feira terá ainda uma praça gastronômica, com restaurantes que vão ofertar iguarias como os cortes especiais de caprinos da FrigBahia, na região de Pintadas. Quem se interessar por moda, pode conferir também as peças do artesanato, que terá a presença de artesãs locais do Oeste e de outras regiões do Estado, a exemplo das biojoias, acessórios únicos da Associação de Biojoias, Pesca e Agricultura de Ituberá (Abpagi).

É a agricultura familiar sendo beneficiada e transformada em produtos de alta qualidade para o público baiano, graças aos investimentos de mais de R$ 3,5 bilhões do Governo do Estado no setor. Confira!