Um curso de cuidador de idoso abriu inscrições, com disponibilidade de cinco vagas gratuitas para pessoas de baixa renda, residentes de Salvador e região metropolitana. A formação é destinada àqueles que pretendem se capacitar para atuar no mercado de trabalho.
O país enfrenta atualmente o envelhecimento da população e o panorama é de famílias com menor número de integrantes. A tendência é a de que profissionais, como cuidadores de idosos, sejam cada vez mais requisitados para prestarem cuidados a essa parcela crescente. Além da atuação em hospitais e em residências, esses profissionais também podem atuar em casas geriátricas.
De acordo com a Ammo Enfermagem, empresa especializada em serviços de cuidadores e de enfermagem, os inscritos ganharão ainda aulas de outros três cursos: Ostomias, Primeiros Socorros e Feridas e Curativos, em uma única formação. “As capacitações permitirão que os inscritos aprendam a agir com destreza e agilidade em caso de adversidades, evitando complicações, sequelas, e até mesmo a morte”, ressalta a coordenadora da empresa, Daniela Matos.
O inscrito aprenderá acerca de situações e problemas de saúde mais comuns em pessoas de idades avançadas. A formação contempla informações básicas sobre patologias e orientações para que o processo de cuidar não aumente a dependência, mas possibilite o aproveitamento e o desenvolvimento da capacidade física e mental do paciente.
Com as formações ofertadas pela Ammo Enfermagem, os alunos ficam preparados para uma demanda crescente no mercado de saúde. “Um dos cursos mais procurados é o de cuidador de idosos. A empresa já formou mais de 300 profissionais e 80% deles foram inseridos no mercado de trabalho”, destaca Daniela Matos.
O curso, com carga horária de 180 horas, tem duração de 30 a 40 dias e oferece aulas teóricas e práticas, estágio em abrigo e certificado reconhecido nacionalmente. As inscrições podem ser realizadas por meio do formulário on-line (https://bit.ly/3CEmxcC) e as aulas serão ministradas na sede da empresa, no Parque Bela Vista.