Empresários visitam maior feira de alimentos e bebidas do Oriente Médio

Brasília (14/02/2022) A comitiva da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) que está em Dubai participou da abertura do Pavilhão Brasil na Gulfood, principal feira de alimentos e bebidas do Oriente Médio.

Os empresários brasileiros do projeto Agro.BR que estão na missão visitaram os estandes e conversaram com o público da feira para conhecer as preferências e a dinâmica do comércio local.

O grupo reúne 10 empresas que estão interessadas em exportar para os países do Golfo Pérsico e região. São produtoras de cafés, cereais matinais, nibs de cacau, chocolate, farinha de mandioca, açaí em pó, fécula de mandioca e amidos.

“Estamos buscando novos mercados no Oriente Médio. É um mercado em ascensão no Brasil onde vemos uma possibilidade de abrir fronteiras”, afirmou Ivan Klaus, gerente comercial da Amidos Mundo Novo.

A empresa exporta para 24 países e já possui o certificado halal, documento que atesta que o produto segue os requisitos legais e critérios determinados pela jurisprudência islâmica e permite a exportação para os 22 países da Liga Árabe.

“Essa é a maior feira da região e a parceria com a CNA pelo projeto Agro.BR nos possibilitou participar e colocar nosso produto de maneira mais rápida e mais eficiente, com todas as certificações necessárias para que possamos chegar aos clientes na ponta”, ressaltou.

Segundo Martin Chavez, representante da Petruz Açaí, a empresa projeta para este ano exportar 50 toneladas a mais do produto, que já é enviado para vários países como Estados Unidos, Canadá, Austrália, Nova Zelândia e Japão. Na visita à Dubai, ele diz que o produto está em alta, tanto pela sustentabilidade quanto pela saudabilidade da fruta.

“A Petruz trabalha em conjunto com as comunidades ribeirinhas para garantir a sustentabilidade do produto e das famílias que trabalham com a fruta. O açaí está em alta, há demanda pelo produto, que está presente nos cafés da cidade em sucos e smoothies, por exemplo, coisa que não se via três anos atrás e a tendência é aumentar.”

O vice-presidente de Relações Internacionais da CNA, Gedeão Pereira, afirmou que o Brasil tem que apostar cada vez mais no desenvolvimento do mercado internacional e reforçou que a proposta da Confederação é trabalhar para que as pequenas e médias empresas se lancem nesse mercado e ganhem espaço no mundo.

Além da Gulfood, a comitiva visitou hipermercados locais, participou de um seminário de negócios e amanhã (15) irá à Expo Dubai. A programação segue até sexta-feira (18).

Fonte:CNA /Foto:Reprodução/CNA