Entidades agrícolas buscam soluções para demandas de energia elétrica no Oeste baiano

Integrantes da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) e da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) se reuniram com o diretor presidente da Coelba Neoenergia, Thiago Freire Guth, para abordar as crescentes demandas por energia elétrica na região. Realizada na sede das instituições agrícolas em Barreiras, a reunião teve como pauta o panorama dos investimentos e do potencial do setor agrícola, especialmente no que diz respeito à cultura irrigada.

Durante o encontro, foi enfatizado o déficit de energia elétrica como uma questão pertinente que acompanha o constante crescimento da região. Os representantes da Aiba e Abapa expressaram a necessidade de soluções viáveis para atender às demandas energéticas dos produtores rurais da região. “Foi uma reunião importante com a presença do presidente da Coelba que recebeu muito solícito às nossas demandas. Tivemos a oportunidade de reforçar as nossas solicitações das quais dependem o progresso do setor. Hoje sem dúvida demos um passo importante”, conta o vice-presidente da Aiba, Moisés Schmidt.

Por sua vez, o presidente da Neoenergia agradeceu a receptividade e comprometeu-se a buscar alternativas e investimentos para enfrentar esse desafio. “Retornaremos em breve à região Oeste da Bahia, onde apresentaremos o plano de investimentos e posso adiantar que será realizado um maior número de investimento nos próximos quatro anos no limite da capacidade de operação”, afirmou o Guth.

Esta colaboração entre os produtores rurais e a empresa de energia destaca a importância da cooperação público-privada para enfrentar questões fundamentais para o desenvolvimento sustentável do agronegócio do Oeste baiano. Ao unirem esforços, ambas as partes buscam encontrar soluções que beneficiem não apenas o setor agrícola, mas também toda a comunidade local.

Participaram também da reunião o segundo vice-presidente da Aiba, Seiji Mizote, e os ex-presidentes e conselheiros Júlio Busato e João Carlos Jacobsen; o presidente da Abapa, Luíz Carlos Bergamasch; e o prefeito de Cocos, Marcelo Emerenciano. Pela Coelba Neoenergia estiveram presentes também superintendentes, supervisores e engenheira.