Entrevista com prefeito de Juazeiro, Paulo Bomfim

Natural de Ipiaú, no sul do estado, o atual prefeito de Juazeiro, Paulo Bomfim, começou a trabalhar em Juazeiro como garçom. Graduado em Gestão Pública, iniciou na vida política em 2011 quando, através do ex-prefeito Isaac Carvalho, assumiu  a Secretaria de Serviços Públicos do município. Em 2013 deixou a Sesp para assumir a Secretaria de Governo, ficando responsável pela articulação política da gestão de Isaac Carvalho. Em uma entrevista concedida à Rádio Metrópole, na manhã desta terça-feira (7), o atual Bomfim falou sobre as conquistas da sua gestão, a parceria com o governo do estado e sobre os seus planos para reeleição.

Confira os principais tópicos da entrevista:

Seca

Graças a Deus tem chovido. Juazeiro é uma terra encantadora, mas que sofre muito com a seca. Entretanto, nesses últimos três, quatro dias papai do céu tem nos abençoado com uma chuva maravilhosa. Quando chove a gente sabe que acontece alguns transtornos, mas nossa equipe já está de plantão para resolver possíveis danos.

Experiencia como prefeito

Gosto de mais de ser prefeito. Quando me coloquei à disposição do voto popular meu objetivo era passar para as pessoas um pouco das oportunidades que eu tive, que algumas pessoas me deram e que a vida me deu. Tenho feito o meu melhor. Juazeiro a seis anos consecutivos é acidade que mais gera emprego de carteira assinada no interior do Nordeste. A gente sabe que precisa avançar ainda mais. Estamos resgatando a autoestima dos juazeirenses com grandes obras e intervenções;

Temos a obra do Parque Fluvial que, além de revitalizar a margem do Rio São Francisco, a gente cria mais oportunidade de entretenimento, esporte e lazer para nossa população. Estamos construindo também a Estação do Saber, que era um prédio abandonado no meio da nossa cidade, e no local vamos fazer mais uma grande escola para nossa rede que tem hoje 136 unidades. Temos o melhor Ideb entre as cidades com mais de 100 mil habitantes. Meu foco é finalizar essa primeira gestão com 100% das escolas climatizadas. Além disso buscamos valorizar nossos servidores que são nosso bem maior.

Relação com Petrolina

Juazeiro e Petrolina são cidades irmãs unidas pela ponte Presidente Dutra. Na verdade, uma cidade completa e a outra. Nós temos uma parceria na rede PEBA (Pernambuco-Bahia), onde são abraçadas 53 cidades daquela região, sendo 27 de Pernambuco e 26 da Bahia. É muito positivo estar próximo à Petrolina, que também é uma cidade que estar a todo vapor do ponto de vista de desenvolvimento. Tivemos a alegria de ter a parceria com os ex-presidentes Lula e Dilma que fez com que Juazeiro desse uma guinada estratégica muito importante para o norte da Bahia. Temos a parceria do governador Rui Costa que nesses últimos três anos investiu em Juazeiro aproximadamente R$150 milhões. Costumo dizer que se Isaac Carvalho, o ex-prefeito, teve a parceria de Lula e Dilma, eu tive os dois primeiros anos de Temer e agora, de presente, Bolsonaro. Então, a presença de Rui Costa em Juazeiro é ainda mãos importante.

Principal fonte renda

O nosso Ceasa é a quarto entreposto que mais comercializa frutas e verduras no país. A nossa agricultura irrigada é um ponto alto. Temos também a Agrovale que é uma empresa que emprega aproximadamente 6 mil pessoas.

Reeleição

Sim. Se Deus quiser, vou me colocar novamente à disposição da população de Juazeiro. Hoje temos, dos 21 vereadores, 20 deles da nossa base desde o início. Quando finalizou a eleição, convidei vereadores a descer do palanque e, juntos, conseguimos fazer mais pelo nosso povo. Conseguimos ter uma união harmônica, apesar de serem poderes independentes.

Tenho dois aliados importantes, que são Roberto Carlos e Zó. Tem o ex-prefeito Isaac, que foi eleito deputado federal. (…) Tem toda a estrutura de governo. Nosso time é forte e coeso. Vamos continuar juntos para Juazeiro continuar no rumo que está.