Com o início do ano letivo 2022, marcado para a próxima segunda-feira (7), de forma 100% presencial, as escolas continuam seguindo os protocolos de biossegurança para atender a comunidade escolar. Será obrigatório o uso de máscaras de proteção individual durante a permanência na escola. Além disso, as escolas continuarão a disponibilizar material, como álcool em gel 70% para a higienização das mãos; a aferir a temperatura corporal; e a orientar os estudantes sobre as medidas necessárias para prevenir e combater o novo Coronavírus.
As unidades escolas estão estruturadas e seguindo os protocolos de biossegurança desde que as aulas foram iniciadas para o ano letivo continuum 2020/21. Essas medidas foram ainda mais fortalecidas com as aulas presenciais, por meio da disponibilização de recursos do Governo do Estado, da ordem de R$ 250 milhões do Programa Retorno Escolar Seguro (PRES). Os recursos transferidos para a conta da Caixa Escolar das unidades escolares foram destinados à cobertura de despesas de custeio e capital, de forma a contribuir para a manutenção física e pedagógica dos estabelecimentos de ensino, adequando as estruturas e adquirindo materiais necessários para manter os protocolos de biossegurança.
A Secretaria da Educação do Estado (SEC) disponibilizou ainda uma série de orientações e protocolos relacionados às aulas presenciais nas escolas que podem ser acessados no Portal da Educação. As orientações são direcionadas para o planejamento pedagógico; a organização administrativo-financeira; e a adequação tecnológica e dos espaços físicos das unidades escolares, a partir dos protocolos da área da Educação, com base nas recomendações dos órgãos de Saúde.
Fonte: Ascom/SEC /Foto: Fernando Vivas/GOVBA