Escritora andaraiense lança livro que retrata história das mulheres no garimpo das Lavras

A historiografia andaraiense, em especial relacionada à exploração diamantífera na região das Lavras Diamantinas, ganha mais um trabalho nesta semana. Escritora e Mestra em Serviço Social, Daniella Silva lança “Garimpo de silêncios: a vida e o trabalho das mulheres nas Lavras Diamantinas”, seu primeiro livro, nesta quinta-feira (11), às 18h30, no canal do YouTube da TV UFS.
Fruto da sua dissertação, a obra escrita pela a andaraiense pretende reconstituir as experiências do trabalho de mulheres nos garimpos de diamantes no distrito de Igatu, recompondo as formas de inserção, as condições de trabalho e as estratégias construídas pelas mulheres para entrarem e se manterem no garimpo, ponderando os rebatimentos que a divisão sexual do trabalho impunha. O estudo se baseia no período entre as décadas de 30 e 70 do século XX.
O lançamento será realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal de Sergipe (PROSS/UFS). Para assistir, acesse o canal da TV UFS em www.youtube.com/tvufs.

 

Fonte/Foto:Site Prefeitura Municipal de Andaraí/Reprodução