Marcelo da Silva Pinho é professor no curso de Ciências Contábeis da Anhanguera e dá dicas de livros para quem quer aprender sobre o assunto
A educação financeira é um assunto que interessa a todos os indivíduos, pois não se trata apenas de estudos, palestras e cursos, mas de informações que contribuem para uma constante organização das finanças. “Saber quanto se ganha, quanto se gasta e como se deve planejar as contas são questões básicas e de fácil acesso. É importante que tenhamos isso sob o nosso controle”.
Quem enfatiza isso é o professor Marcelo da Silva Pinho, do curso de Ciências Contábeis da Anhanguera. Sob a perspectiva da formação do aluno, o docente explica que a educação financeira é um tema benéfico aos estudantes, pois é a partir disso que eles vão aprender como lidar com o dinheiro de forma organizada. “Isso impacta o indivíduo de muitas formas, a começar pela consciência dos gastos saudáveis, consumo consciente, além disso, ajuda esse aluno a desde cedo prevenir endividamentos. O tema é pertinente na sala de aula e na sociedade”, ressalta.
Para o especialista, os indivíduos integrados à educação financeira podem tomar decisões de consumo melhores, estão mais propensos a evitar dívidas e a ter maiores investimentos na vida, o que resulta, consequentemente, em realização pessoal e maior qualidade de vida.
“Primeiro, não gaste tudo que você ganha, separe um percentual para reserva. Isso pode ser aprendido em casa com os pais, quando se recebe uma mesada, por exemplo. Se recebe, guarde um pouco para eventuais problemas. O segredo da educação financeira é poupar. Poupança é a diferença entre rendimentos e consumo. Então faça a sua reserva”.
Por fim, o docente da Anhanguera dá dicas de cinco livros para quem quer iniciar os estudos no assunto. Confira:
- Pai Rico pai pobre
- Os segredos de uma mente milionária
- Casais inteligentes enriquecem juntos
- Como organizar sua Vida Financeira
- O Homem mais rico da Babilônia
Sobre a Anhanguera
Fundada em 1994, a Anhanguera faz parte da vida de milhares de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com as necessidades do mercado de trabalho, em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, presenciais ou a distância. Em 2023, passou a ser a principal marca de ensino superior da Cogna Educação, com o processo de unificação das instituições, visando o conceito lifelong learning, no qual proporciona acesso à educação em todas as fases da jornada do aluno.
A instituição ampliou seu portfólio, disponibilizando novas opções para cursos Livres; preparatórios, com destaque para o Intensivo OAB (Ordem dos Advogados do Brasil); profissionalizantes, nas mais diversas áreas de atuação; EJA (Educação de Jovens e Adultos) e técnicos.
Com grande penetração no Brasil, a Anhanguera está presente em todas as regiões com 117 unidades próprias e 1.398 polos em todo o país. A instituição presta inúmeros serviços à população por meio das Clínicas-Escola, na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Anhanguera tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais.
Foto:Reprodução